Simpósio Politizar

24 de Setembro de 2020 às 17:00
Simpósio Politizar
Com transmissão pela TV Alego e pelo canal da UFG, terá início nesta 5ª-feira, 24, às 19h, o I Simpósio Politizar. O projeto é uma parceria entre a UFG e a Alego. O presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, e o reitor da UFG, Edward Madureira, estarão presentes.

Nesta quinta-feira, 24, às 19 horas, será realizada a cerimônia de abertura do I Simpósio Politizar, edição 2020, que se estenderá até o dia 27. Na programação, às 20h30 haverá a palestra com o professor Creomar Souza. Na sexta-feira e no sábado, haverá painéis voltados a temáticas como saúde, orçamento, meio ambiente, jornalismo, redes sociais e direitos humanos, no que tange a comunidades tradicionais quilombolas e indígenas de Goiás. O projeto é resultado de uma parceria entre o Parlamento goiano e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Todo o simpósio será transmitido pelo canal oficial da UFG, e também pela TV Assembleia, em seu canal no Youtube, ou pelo canal 3.2, da TV Aberta.

Na sexta-feira, às 14 horas, está programada uma mesa-redonda com ex-participantes do Politizar. Das 16 às 17h30, será o primeiro painel, com o tema: "Sistemas  de Saúde e combate à covid-19", com a participação do professor Sandro Rodrigues, da Faculdade de Medicina da UFG; deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Alego; vereadora Priscila Tejota, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, e professor Thiago Rangel, da Faculdade de Ciências Biológicas (ICB) da UFG.

Entre 18 e 20 horas haverá o segundo painel, sobre "Orçamento público e participativo". Irão participar Ursula Peres (USP); o deputado Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Alego; e o vereador Clécio Alves, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara de Goiânia.

No sábado, das 9h30 às 11 horas, no Painel III, será tratada a temática "Meio ambiente", com a participação de Cássia Moraes, do Youth Climate Leaders; Bruno Taitson da WWF; deputado Lucas Calil (PSD), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Parlamento goiano; e vereador Gustavo Cruvinel, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Goiânia.

O Painel IV será  das 14 às 15h30, com a abordagem "Jornalismo político e o combate à desinformação", com as jornalistas Fabiana Pulcineli ( O Popular), Márcia Reverdosa e Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo) e Leandro Demori (The Intercept). No Painel V, das 16 às 18 horas, será abordado o tema Redes Sociais e Políticas de Gênero, com Marina Barros, do Instituto Alziras; Daniele Kleiner, do Facebook; Emília Nogueira, do Goianas na Urna; deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e a vereadora Tatiana Lemos.

O Painel VI, às 19 horas, tratará sobre o tema: "Direitos Humanos e Comunidades tradicionais - Quilombolas e Indígenas em Goiás". O encontro contará ainda com a presença de Maria Laura Canineu, do Human Rights Watch, deputada Lêda Borges (PSDB), vereadora Dra. Cristina; Higor Torres, representante quilombola; e Patrícia Naiara Seus, representante indígena.

Embaixadores da Cidadania

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, será um dos participantes da mesa de abertura do evento, junto com o vice-governador, Lincoln Tejota, que representarão o Executivo estadual, graças à parceria em projetos da  Controlodoria Geral do Estado (CGE) com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o Legislativo goiano, como o Embaixadores da Cidadania (2020), de iniciativa do Governo de Goiás e do projeto Estudantes de Atitude (2019).

O Politizar é um projeto de extensão com o objetivo de simular as atividades parlamentares adotadas no Parlamento de Goiás, ao proporcionar aos estudantes participantes a oportunidade de participarem das atividades parlamentares que vinculam o tripé ensino, pesquisa e extensão. As atividades do Politizar ainda simulam o trabalho de jornalistas, fotógrafos e assessores parlamentares.

Como novidade desse ano, a parceria entre a Alego, a CGE-GO e a UFG, dentro do Embaixadores da Cidadania, propõe que os estudantes selecionados tenham um momento com o vice-governador, ao representar o Poder Executivo estadual, e, ainda, um dos embaixadores será designado como controlador-geral, quando terá a oportunidade de participar das responsabilidades e de atuação da Controladoria.

A solenidade de abertura tem confirmadas as presenças da professora Laís Ferti Thomaz, da Universidade Federal de Goiás (UFG); da coordenadora do Politizar, Mariza Barbosa; das professoras Rosângela Carreira, Izabela Tamaso, Lucilene Sousa e do professor Edward Madureira, reitor da UFG; da deputada Flávia Morais e do deputado Elias Vaz; vereador Romário Policarpo; deputado Lissauer Vieira, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás; de Henrique Ziller; do vice-governador Lincoln Tejota; e do senador Luiz do Carmo.

Politizar

O Politizar nasceu a partir de uma proposta feita por estudantes do Curso de Ciências Sociais da UFG com base em experiências semelhantes em outros estados (Politeia UnB, Parlamento Jovem Mineiro, PUC Minas e Parlamento Jovem Tocantinense, IFTO). O projeto tem a função principal de prover à comunidade, em especial estudantes universitários interessados no processo legislativo, o conhecimento e a vivência das atividades políticas, ao incrementar a comunicação entre Estado e sociedade civil, e proporcionar uma experiência da prática do processo político estadual e nacional, com  foco no conhecimento das práticas políticas dentro do Parlamento de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias