Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei que separa em dois fundos distintos o Regime da Previdência do servidor público é sancionada

18 de Setembro de 2020 às 16:10

Foi sancionada pela Governadoria a Lei estadual nº 20850, originalmente projeto de lei de 3323/20, de autoria do próprio Executivo, que dispõe sobre a segregação da massa de segurados do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás (RPPS/GO). O texto da matéria aponta que a segregação consiste na separação dos recursos destinados ao custeio da Previdência dos servidores estaduais em dois fundos distintos.

Segundo a matéria, esses dois fundos distintos serão o Fundo Financeiro, que é subdividido em Fundo Financeiro do RPPS e Fundo Financeiro dos Militares; e o Fundo Previdenciário. De acordo com o Governo, o objetivo da mudança é equacionar o déficit atuarial.

Para isso, a proposta prevê a criação pareada de um fundo previdenciário sob o regime de capitalização. "Embora cause a alocação de servidores ativos e aumente o déficit previdenciário em curto e médio prazos, reduz os esforços estatais para realizar o pagamento da folha previdenciária", justifica a Lei.

A lei agora abre a possibilidade de Goiás aderir a um plano de benefícios de outra entidade de Previdência complementar, além da Prevcom, desde que promova o encerramento daquele ofertado pela atual entidade gestora. O Executivo justifica que a medida visa a redução de custos administrativos e gera ganho de eficiência na adoção desse modelo previdenciário. De acordo com a secretaria de Economia, o Estado efetua, por meio de adiantamento de contribuição, quase a integralidade do custeio administrativo da Prevcom, que atualmente possui receita anual própria de apenas R$ 162.000,00.

Ainda de acordo com a Secretaria de Economia, o valor é insuficiente para custear a despesa da Prevcom, que, atualmente, é de R$ 4 milhões por ano, aproximadamente. “Portanto, a adoção de um plano de benefícios oferecido por entidade diversa pode reduzir custos administrativos, com a manutenção do equilíbrio atuarial, sem comprometer o orçamento público, além do propósito de ofertar uma previdência complementar”, justifica.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.