Mais duas deputadas são destaque na série Mulheres no Legislativo publicada nas redes sociais da Assembleia

24 de Setembro de 2020 às 08:15
Crédito:
Mulheres no Legislativo

A deputada Lêda Borges (PSDB) teve o seu histórico divulgado nesta semana nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na série Mulheres no Legislativo. Nascida em Conquista, Minas Gerais, a deputada é bacharela em Direito e servidora pública federal. A parlamentar iniciou sua vida pública em 1997, quando ficou à frente da Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás.

Lêda, que entrou para a vida pública aos 36 anos, diz realizar, por meio dessa atuação, o seu grande dever enquanto cidadã. “Eu poderia viver minha vida em paz, com minha família, sem sofrer ataques, sem pressões, com a estabilidade que conquistei através de muito estudo e trabalho, mas encaro a política como uma missão. As mulheres já têm tantas atribuições na sociedade, que poucas se predispõem a enfrentar mais essa luta que é a política. Mas temos que vencer essa barreira e nos colocar à disposição, pois a política precisa das mulheres”, enfatiza. Na Alego, Lêda Borges está no seu segundo mandato, e se destaca pelos seus fortes posicionamentos políticos e atuação na Casa Legislativa. A entrevista completa da parlamentar foi publicada pela Agência de Notícias no dia 10 de julho último e pode ser conferida aqui.

Quem também teve a trajetória divulgada nas redes sociais foi a ex-deputada, Lila Spadoni, que ocupou uma cadeira na Alego de 1999 a 2003. Nascida em Rio Verde, Lila é psicóloga e professora universitária e iniciou a vida pública em 1996, quando foi nomeada como coordenadora do Centro de Atenção à Saúde Mental de Rio Verde.

Com apenas 27 anos, a professora Lila Spadoni, como prefere ser hoje reconhecida, foi deputada pelo PFL (atual Democratas), durante a 14ª Legislatura. Do capital político herdado de sua mãe, às disputas posteriormente travadas enquanto oposição ao então Governo do Estado - que culminou em sua total desvinculação do meio político e integral reinserção no meio acadêmico - ela relata o turbilhão de emoções vivenciado em sua juventude e relembra as aventuras e desventuras vividas enquanto uma voz feminina no Poder Legislativo de Goiás.

“Para mim, o mais desafiador foi perceber que havia um jogo, uma disputa muito grande ali dentro do Parlamento, onde muitas vezes o interesse da população era relegado a jogos políticos e, a mulher, colocada sempre em segundo, terceiro, quarto planos”, ressalta. Entre os maiores destaques de sua atuação parlamentar estão as matérias voltadas para o setor educacional, bandeira que a ex-deputada defende até os dias atuais. Sua entrevista completa está neste link.

A campanha “Mulheres no Legislativo” conta a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas aqui em Goiás. O material completo sobre a história das parlamentares está inserido no projeto "Mulheres no Legislativo", elaborado e publicado pela Agência Assembleia de Notícias, em entrevistas, onde as deputadas e ex-deputadas contam sua vida, luta e desafios.

Agência Assembleia de Notícias