Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados fazem audiência sobre projeto orçamentário da União e reforma administrativa nesta 6ª-feira, 25

24 de Setembro de 2020 às 19:03

Por iniciativa dos deputados Delegada Adriana Accorsi (PT), Helio de Sousa (PSDB), Henrique Arantes (MDB), Delegado Eduardo Prado (DC) e Virmondes Cruvinel (Cidadania) será realizada na manhã desta sexta-feira, 25, às 9 horas, audiência remota para debater a Proposta de Lei Orçamentária para o Ministério da Educaçao (MEC) para o ano de 2021 e o projeto de reforma administrativa encaminhados pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados. A reunião será transmitida pelo canal do Youtube da TV Alego

Adriana Accorsi explica que foi solicitada, via e-mail, pela Associação de Egressos e Egressas da Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio do presidente da entidade, Eliomar Pires Martins, a sugestão da reunião para debater junto à população esses projetos.

Estarão presentes na audiência os reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira Brasil; do Instituto Federal Goiano (IFG), professor Elias Monteiro; do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; e da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Américo Nunes da Silveira Neto.

Também vão participar do debate, a professora Roselma Lucchese, reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), representantes das entidades representativas dos segmentos da Comunidade Universitária da UFG, em especial o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (SINT-Ifesgo), Fernando César Silva da Moia, e o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Flávio Alves da Silva.

Além deles, a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG), acadêmica Letícia Scalabrini, e a recém-fundada Associação de Egressos da UFG, por meio de seu presidente, o advogado e consultor jurídico da Assembleia Legislativa Eliomar Pires Martins.

Accorsi explica que, se aprovados os dois projetos em questão, o resultado será uma redução de 16,5% no orçamento atual das universidades e institutos federais, o que, segundo ela, trará transtornos imensuráveis para a manutenção das atividades e atribuições, tanto da UFG quanto dos Institutos Federais Goiano e de Goiás. "Ressaltando que o orçamento de 2020 já se encontra defasado desde a Emenda Constitucional nº 95/2016, que instituiu o teto de gastos e congelou o orçamento nos últimos anos”, observa a deputada.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.