13 deputados estaduais concorrem a prefeituras goianas este ano

Crédito: Sérgio Rocha
13 deputados estaduais concorrem a prefeituras goianas este ano
Deputados candidatos a prefeito - interior do e Estado
A proximidade das eleições municipais de 2020, para eleição de novos prefeitos e vereadores, mobiliza os parlamentares. Neste pleito, nada mais do que 13 parlamentares estão diretamente envolvidos no processo, buscando uma vaga no Poder Executivo municipal. Oito parlamentares, alguns deles já comandaram a prefeitura, estão nessa corrida. Gustavo Sebba, Julio Pina, Lêda Borges, Dr. Antônio, Zé Carapô, Diego Sorgatto, Wilde Cambão e Antônio Gomide. Cinco são candidatos em Goiânia.

A disputa por prefeituras nas eleições deste ano terá 13 parlamentares com mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), cinco são candidatos pela Capital e oito por municípios do interior do estado de Goiás. Algumas cidades contam com mais de um parlamentar concorrendo ao pleito, como é o caso da Capital, que têm na disputa cinco deputados estaduais, e de Luziânia, onde Diego Sorgatto (DEM) e Wilde Cambão (PSD) são dois dos cinco nomes que estão concorrendo à prefeitura do sexto município mais populoso de Goiás.

Dependendo do resultado das urnas, em novembro, a composição das bancadas na Assembleia Legislativa sofrerá alteração, podendo mudar, assim, a correlação de forças partidárias na Casa. A busca por realização de obras, resgatando compromissos junto à população, é um dos motivos que levam os parlamentares a disputarem cargos no Poder Executivo.

Vale lembrar que alguns dos atuais candidatos já foram prefeitos em seus municípios, e alegam o clamor da população, para optarem por novamente disputar o cargo. É o caso da deputada Lêda Borges, em Valparaíso, e do deputado Antônio Gomide, em Anápolis.

Luziânia é a segunda cidade com maior número de parlamentares da Alego concorrendo ao cargo Executivo do município. Diego Sorgatto e Wilde Cambão disputam os votos dos eleitores que possuem como opções também os candidatos Professor Lukas (PSOL), Eládio Carneiro (PSL) e a atual, vice-prefeita Edna Aparecida Alves dos Santos (Podemos), que assumiu interinamente a prefeitura após decisão da Justiça que afastou do cargo o prefeito Cristóvão Tormin (PP).

Em outras cidades do estado, estão confirmadas também as candidaturas dos parlamentares Julio Pina, do PRTB (Senador Canedo – 4 candidatos), do petista Antônio Gomide (Anápolis – 9 candidatos), do tucano Gustavo Sebba (Catalão – 5 candidatos), da tucana Lêda Borges (Valparaíso – 7 candidatos), e do democrata Dr. Antonio (Trindade – 4 candidatos) e Zé Carapô (DC) (Jataí – 6 candidatos).

Goiânia está entre as quatro capitais com maior número de candidatos a prefeito para as eleições de 2020, tendo 16 nomes inscritos na disputa, dentre eles estão os deputados Major Araújo (PSL), Talles Barreto (PSDB), Delegada Adriana Accorsi (PT), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Alysson Lima (Solidariedade).

Calendário eleitoral

Confira abaixo como ficam outras datas do calendário eleitoral deste ano:

O prazo final para registro das candidaturas foi no dia 26 de setembro;

A partir desta data começou o prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

Após 26 de setembro foi iniciada a propaganda eleitoral, que ocorre também na internet;

Já 27 de outubro é o prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

Primeiro turno: dia 15 de novembro;

Segundo turno: dia 29 de novembro.

Mudança

O primeiro turno das eleições deste ano estava previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o dia 4 de outubro, e o segundo turno em 25 de outubro. Porém, no início de julho, o Congresso Nacional aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alterou as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia da covid-19. Ficou definido que o primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro.

Agência Assembleia de Notícias