Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria sobre Compliance é aprovada na Mista desta 3ª-feira. Probem e outros quatro projetos receberam pedidos de vista

01 de Dezembro de 2020 às 19:23
Crédito: Maykon Cardoso
Matéria sobre Compliance é aprovada na Mista desta 3ª-feira. Probem e outros quatro projetos receberam pedidos de vista
Comissão Mista

A Comissão Mista da Assembleia Legislativa se reuniu, após sessão plenária desta terça-feira, 1º de dezembro, para deliberar seis projetos do Governo que estavam em pauta. Apenas uma propositura foi aprovada; as outras cinco receberam pedidos de vista de diversos parlamentares. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputado Humberto Aidar (MDB).

O colegiado aprovou o voto em separado do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), à propositura de nº 6311/19, a qual havia recebido relatório favorável do deputado Álvaro Guimarães (DEM).

A matéria visa tornar obrigatória a obrigatoriedade de adoção de Programa de Integridade (Compliance) pelas empresas e entidades privadas sem fins lucrativos que contratarem ou firmarem ajustes de forma colaborativa com os órgãos e as entidades da administração direta e indireta do Executivo, Legislativo, Judiciário e órgãos autônomos. A iniciativa atende a uma solicitação da Controladoria Geral do Estado (CGE).  

O voto em separado do líder retira da proposta os poderes Legislativo e Judiciário. No entendimento de Bruno Peixoto, cabe, a cada Poder, apresentar sua proposta de Compliance.

Dentre os projetos que receberam pedidos de vista, o destaque é para o de nº 5070/20, que versa sobre o programa Universitário do Bem (Probem), que é uma reformulação do Bolsa Universitária. A proposição recebeu parecer favorável do relator Rafael Gouveia (Progressistas).

De acordo com o texto da matéria, a proposta é de caráter socioassistencial e educacional, e tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento social e econômico do estado, por meio da concessão de bolsas de estudos, mediação do acesso ao mundo do trabalho e fomento à participação cidadã para alunos universitários socioeconomicamente vulneráveis.

Confira, abaixo, os demais projetos que receberam pedidos de vista:

Processo nº 4872/20 – Governadoria do Estado - Homologa o convênio ICMS 101/2020, que prorroga a data limite de fruição de diversos benefícios fiscais. O projeto teve parecer favorável de Álvaro Guimarães; seis deputados da oposição solicitaram vista.

Processo nº 5026/20 - Governadoria do Estado - Altera e revoga leis, a fim de reorganizar diversos fundos especiais. Também relatado por Álvaro Guimarães, que apresentou parecer favorável à proposta. Oito deputados pediram vista da matéria.

Processo nº 5069/20 - Governadoria do Estado - Autoriza o Poder Executivo a alienar, por meio de doação onerosa, 318 lotes de terras, de propriedade do Estado, situados no Loteamento Jardim Curitiba, no município de Goiânia. O objetivo é construir unidades habitacionais de interesse social. Oito parlamentares pediram vista da proposição.

Processo nº 5077/20 - Governadoria do Estado - Autoriza abertura de crédito especial no valor de R$ 175.172.773,20 ao Fundo Estadual de Saúde (FES). A matéria recebeu relatório favorável do democrata Álvaro Guimarães. Vários parlamentares solicitaram vista.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.