Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Educação Emocional apresenta balanço do projeto piloto realizado, em 2020, em duas escolas de Catalão

17 de Dezembro de 2020 às 15:58
Crédito: Hellenn Reis ( print da tela )
Programa Educação Emocional apresenta balanço do projeto piloto realizado, em 2020, em duas escolas de Catalão
Balanço Projeto Educação Emocional - Comissão de Educação ( reunião remota ) Print da tela

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Legislativo de Goiás promoveu, na tarde desta quinta-feira, 17, reunião remota com o grupo responsável pelo projeto Educação Emocional. Na avaliação dos integrantes e participantes da atividade, o resultado foi positivo. O vice-presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (Progressistas), se mostrou satisfeito com o desfecho do trabalho realizado, e acredita na continuidade  do mesmo, a fim de que a experiência possa ser replicada nas outras unidades de ensino de Goiás. "Fico muito satisfeito de acompanhar um trabalho voltado a cuidar da saúde mental e emocional dos servidores dos setores da educação, segurança pública e saúde", ressaltou. 

O objetivo da proposta é promover e prevenir o adoecimento emocional dos profissionais de educação, por meio de aplicação de questionários e a realização de práticas, que auxiliam na melhoria das condições mentais dos mesmos. As atividades foram realizadas em duas unidades de ensino na cidade de Catalão, o Colégio da Polícia Militar e o Colégio Estadual Anice Cecílio. 

Gessiene Soares, professora de matemática do CPMG, disse que a vivência foi um diferencial em sua vida, não apenas profissional, mas que pode ser levada para a vida pessoal. “Aprendi que posso controlar o que eu penso, poupando assim, a minha mente”, explica.  Segundo ela, apenas com uma prática de respiração que aprendeu, já consegue controlar a ansiedade. “Agora, levo a experiência para a sala de aula e digo aos meus alunos, ‘calma, vamos fazer uma coisa de cada vez’. Acho que até eles estranharam a mudança”, conta.

O diretor da unidade de ensino, major Rener Rodrigo Pires, que participou de todo o processo, também elogiou a diferença que a atividade fez em sua própria vida. “A gente observa como faço para atingir os projetos de vida. O curso nos apresenta como funcionamos e como se apresentam as situações de vulnerabilidade mental”, assinalou.

O trabalho é resultado de um projeto de extensão realizado na Universidade Federal de Catalão, coordenado pelos professores Adriana Sadoyama, Geraldo Sadoyama, ambos do quadro de profissionais daquela instituição, e pelo psicólogo Bruno Marinho. 

Em sua fala, Adriana ressaltou a importância do momento por poder apresentar os resultados da proposta. “É um momento histórico, resultado de um ano de trabalho”, comemora o fato de a proposta ter alcançado os objetivos propostos. A professora discorreu sobre a metodologia aplicada, com o Aprendizado Emocional Libertadora (AEL), que envolve técnicas e estratégias na promoção e prevenção na saúde mental.  

Na oportunidade ressaltou, ainda, a importância da parceria com o Parlamento, por meio da comissão; com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e com as escolas que se dispuseram a abraçar a causa. Adriana comemora também o encaminhamento para que o trabalho seja uma das etapas para que se alcance o objetivo de transformar o trabalho de educação emocional em política pública. “A parceria com o deputado foi extremamente importante. Apresentamos a proposta na audiência pública e ele nos abriu as portas, que possibilitou chegarmos nesse momento e por acreditar no projeto”, ressaltou. 

Ao apresentar os resultados, o professor Geraldo demonstrou por meio de gráficos e indicadores, os levantamentos aplicados nos participantes, além da mensuração proporcionada pelas ferramentas científicas. O trabalho envolveu parâmetros como a autocompaixão, o mindfulness e a autocrítica.

Em sua intervenção, a gerente de Segurança e Saúde do Servidor, da Seduc, Jaqueline do Vale, ressaltou a importância do trabalho, além de reafirmar o interesse da secretaria em dar continuidade ao trabalho proposto junto aos servidores da Educação de Goiás. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.