Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha nas redes sociais da Alego traz cinco lugares para viajar, em Goiás, respeitando o distanciamento social

15 de Janeiro de 2021 às 10:58
Crédito: Alego
Campanha nas redes sociais da Alego traz cinco lugares para viajar, em Goiás, respeitando o distanciamento social
Turismo de isolamento - opções em Goiás

A série Turismo Consciente, que está sendo publicada nas redes sociais da Assembleia Legislativa, durante o mês de janeiro, traz na última postagem, opções para que as pessoas possam aproveitar o período de férias, sem deixar de lado os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A aposta é no chamado Turismo de Isolamento, caracterizado pela escolha de destinos em que o viajante ou o grupo que viaja junto, vai ficar isolado, sem a presença de outras pessoas. 

A postagem lista cinco unidades de conservação em Goiás, que oferecem diversas possibilidades de diversão e lazer e contato direto com a natureza. São elas: 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Um verdadeiro espetáculo da natureza em mais de 65 mil hectares. Possui diversas cachoeiras, lagos, trilhas, cânions. Fora dos limites do parque, existem outras diversas opções de lazer. A região também é conhecida pelo misticismo: há quem afirme que ETs gostam de passear pelo local. 

Área de Preservação Ambiental Meandros do Araguaia – O Rio Araguaia dispensa comentários. Na época da estiagem, com a redução do volume das águas, os bancos de areia aparecem, formando belas praias, que atraem milhares de turistas. Mas ao contrário desses locais de aglomeração, o parque mantém 360 mil hectares de área preservada, em uma região das mais isoladas do rio. É um verdadeiro santuário da flora e da fauna do cerrado. 

Floresta Nacional da Mata Grande – Criada em 2003, possui mais de 2 mil hectares de área de preservação. Fica na região de São Domingos e é a primeira Floresta em área de cerrado (mata seca). Faz parte do Corredor Ecológico do Cerrado Paranã-Pireneus.

Reserva Extrativista Recanto das Araras de Terra Ronca – É uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais. A reserva, criada em 2006, foi para proteger os meios de vida e a cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

Parque Nacional das Emas – Reserva que protege uma grande biodiversidade, em especial, a fauna.  Por esse motivo, uma das grandes atrações é a observação de animais do cerrado, como o veado-campeiro, a raposa, o lobo guará e a ave que dá nome ao parque. O turista pode fazer parte do percurso das estradas existentes dentro do parque, no próprio carro, em trilhas autoguiadas. O visitante pode, ainda, fazer boia cross ou flutuação, no trecho do Rio Formoso, que corta o parque. No final da época da estiagem, o turista confere, ainda, o fenômeno da bioluminescência, em que vaga-lumes depositam seus ovos em cupinzeiros e emitem luzes noturnas. 

Como as atividades dos parques foram retomadas, depois de um período de fechamento, por causa da pandemia da covid-19, em alguns casos, parcialmente, é recomendável entrar em contato com a administração dos unidade, para confirmar horários e quais atividades estão funcionando. No site https://www.goiasturismo.go.gov.br/  você também encontra várias informações. 

O seguidor das redes sociais da Assembleia Legislativa pode, ainda, contribuir com a campanha Turista Consciente apontando lugares que também oferece turismo seguro e responsável. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.