Antônio Gomide atribui falta de vacinas nos municípios à postura do Governo Federal
Segundo a usar a tribuna no Pequeno Expediente, o deputado petista Antônio Gomide entrou no debate sobre a falta de vacinas, responsabilizando o Governo Federal pela diretriz adotada de não antecipar a aquisição de vacinas, numa postura que o parlamentar considera negacionista e de descrédito em relação aos imunizantes, e aos institutos Fiocruz e Butantan. Também fez referências ao governador Ronaldo Caiado que, segundo Gomide, se posicionou inicialmente contra Jair Bolsonaro, mas depois se curvou ao Governo Federal.
“O caminho tomado pelo Governo Federal de negar a ciência, criticar a Fiocruz, o Butantan, de não aceitar vacinas que o mundo estava oferecendo e não antecipar a compra, é responsável por tudo isso e pelas mortes que estão acontecendo”, opinou. O deputado afirmou que se Governo Federal tivesse tomado as medidas sanitárias adequadas, ouvido a ciência e providenciado a compra de imunizantes, estaria sendo reconhecido hoje por todos.
Antônio Gomide avaliou, ainda, que o Poder Executivo estadual deveria estar auxiliando os municípios com planejamento. “O Governo Federal não tomou as medidas certas na hora certa, e essa é a razão de a vacina não estar chegando aos municípios”, acrescentou.