Ícone alego digital Ícone alego digital

"Isso é Goiás"

01 de Março de 2021 às 15:40
Crédito: SPI
"Isso é Goiás"
Campanha "Isso é Goiás" mostra a cidade de Hidrolândia
Produção de jabuticabas e castelos medievais de Hidrolândia estão na dica da campanha "Isso é Goiás", publicada semanalmente nas redes sociais da Alego. A cidade fica na região Metropolitana de Goiânia.

A série nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás que toda semana traz uma dica diferente para se fazer turismo pelo estado, mostra que a pequena Hidrolândia, na região Metropolitana da Capital, pode ser uma boa opção para visitinhas de fim de semana. 

Localizada a 35 km de Goiânia, Hidrolândia tem uma história marcada por fatos, no mínimo, interessantes. A formação do antigo distrito de Santo Antônio das Grimpas teve início no século XIX, quando moradores de fazendas próximas construíram uma pequena capelinha para a celebração de missas, batizados e outras cerimônias religiosas. Em torno do templo modesto, logo começaram a surgir moradias e aos poucos o povoado foi se consolidando. 

Em 1930, já com uma população considerável para a época, uma comissão de moradores foi até ao então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira, pedir a emancipação do distrito. Moradores mais antigos contam que, durante o encontro, o interventor não só atendeu a demanda, como também já nomeou o primeiro prefeito da recém-criada Hidrolândia. Porém, a autonomia não durou muito. Com a construção de Goiânia, Hidrolândia perdeu o título de município e voltou a ser distrito, dessa vez, pertencente à nova Capital do Estado. E até o nome voltou a ser o antigo. Somente em 1948, quando outros distritos de menor importância conseguiram a emancipação política, é que Hidrolândia também pleiteou e conseguiu novamente se tornar um município. 

Tempos depois, já na década de 60, a história registra duas passagens do líder da Revolta de Trombas e Formoso, José Porfírio, pela cidade de Hidrolândia. Ele estava em campanha política e pedia votos para sua candidatura a deputado estadual. Porfírio foi eleito em 1962 e se tornou o primeiro deputado de origem camponesa da história do País. Porém, teve o mandato cassado logo depois em 1964, pela ditadura militar.

Outro fato relevante da história política do Estado (e também do País), que a população de Hidrolândia  conta com orgulho, foi a realização, no município, do primeiro comício do ex-presidente Juscelino Kubitschek, como candidato a uma vaga no Senado Federal, pelo estado de Goiás.

Além da memória dos fatos históricos, Hidrolândia guarda boas opções de lazer. Uma delas é conhecer a produção de jabuticabas. O município é conhecido como o maior produtor da fruta do País. E um dos pontos turísticos da cidade é a Fazenda Jabuticabal, famosa pelos milhares de pés do fruto em seu espaço. A propriedade é aberta à visitação pública nos meses de setembro e outubro. Os visitantes podem passar o dia e se deliciar, à vontade, com as jabuticabas colhidas nos pés. No local tem também uma vinícola, mas a entrada é independente. Também na vinícola é permitida a colheita dos frutos para consumo no local. Quem escolhe essa opção, tem direito a banho e pesca no rio que corta a propriedade.

Não gosta de jabuticaba? Não é por isso que vai deixar de visitar a cidade. Nos arredores de Hidrolândia fica um curioso Hotel Fazenda, que possui nada mais, nada menos que 37 castelos réplicas das construções medievais. Eles ficam em torno de um lago, onde há também uma réplica da Arca de Noé, com direito a esculturas de vários animais.

É ou não é um turismo pra lá de exótico? E o melhor, se você está em Goiânia ou arredores, é o lugar ideal para o chamado bate e volta. Mas se Hidrolândia não é exatamente o que você procura para a sua próxima viagem, corre lá nas redes sociais da Alego, que tem várias indicações de lugares com opções para diferentes gostos. Ah! E todo domingo tem postagem nova da campanha "Isso é Goiás" com dicas super interessantes.   

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.