Acesso à
Transparência

Comissão de Turismo

04 de Março de 2021 às 15:43
Crédito:
Comissão de Turismo
Reunião remota da Comissão de Turismo com Secretários de Turismo das cidades de Goiás e Palmelo
O presidente do colegiado, Coronel Adailton, mantém agenda em apoio aos municípios goianos. Essa semana foram realizados encontros virtuais com secretários da área, das cidades de Goiás e Palmelo e definidas ações.

A Comissão de Turismo do Parlamento de Goiás tem sido incansável no apoio aos municípios que têm o segmento como suporte da economia local. Na segunda-feira, 2, o presidente do colegiado, Coronel Adailton (Progressistas), promoveu dois momentos importantes por meio de encontros virtuais com representantes da Cidade de Goiás e, em seguida, de Palmelo.

Na reunião remota  com o pessoal de Goiás, foram abordados os desafios e potencialidades do turismo de Goiás, com a presença do secretário de Turismo do município, Rodrigo Santana, e com a servidora Suzana Magalhães de Almeida. 

Santana ressaltou que, apesar do grande reconhecimento decorrente do título de Patrimônio Mundial pela Unesco, o município ainda não explora de forma adequada toda sua potencialidade turística e pontuou que sua gestão irá atuar para promover o setor de forma mais abrangente. Neste sentido, o principal projeto vilaboense será a revitalização do Complexo Turístico do Largo da Carioca, cuja história remete a 1772, de onde parte a Estrada Real. Também integram as metas da pasta, projetos voltados à Buenolândia e ao Caminho de Cora. 

Ao se pronunciar, o deputado destacou a importância da antiga capital nos quesitos história, cultura e turismo. Inteirado às necessidades da região, Coronel Adailton informou conhecer os pontos de interesse e, inclusive, manifestou preocupação com a situação de Buenolândia, ao destacar a necessidade de uma maior divulgação do município, a fim de despertar maior interesse pela sua preservação. 

Por sua vez, Rodrigo expôs sua preocupação com o curso de Turismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina, que não teve vestibular para a turma do corrente ano. “O curso foi afetado pela demissão de professores comissionados, que formavam a maioria do corpo docente”, apurou o secretário. Embora haja previsão de retorno do vestibular em 2022, o gestor ressaltou a importância do apoio da Comissão a fim de garantir que isso realmente aconteça. “O curso é de grande relevância para a qualificação profissional do turismo no município”, garante. Coronel Adailton manifestou apoio pela permanência do curso de Turismo da UEG em Goiás, bem como se dispôs a assinar um ofício, em conjunto com as autoridades municipais, direcionado ao governador, para reforçar essa posição. 

Fogaréu virtual

Em seguida, Santana informou que já está programada a realização da famosa Procissão do Fogaréu em um formato virtual, em decorrência da pandemia. Conforme explicou o secretário, serão projetadas imagens em locais destacados de Goiânia, para tanto, irá pedir apoio da Goiás Turismo. 

Da mesma forma, o presidente do colegiado também apoiou a modalidade virtual da Procissão do Fogaréu, inclusive já definindo que a Comissão de Turismo vai participar da reunião com a Goiás Turismo para efetivar o projeto. Ao finalizar, o secretário informou que vai encaminhar o já elaborado projeto de revitalização do Complexo Turístico do Largo da Carioca, bem como um ofício em defesa do curso de Turismo da UEG, câmpus Cora Coralina. 

Palmelo no Mapa do Turismo

Em um segundo momento, o parlamentar se reuniu, também de forma remota, com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do município de Palmelo, Alex da Silva Oliveira, secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer e Elizânia Pereira de Souza, que também atua no turismo. 

O município é um destino de turismo religioso, em especial para os espíritas kardecistas. Para os gestores, o destino já atraiu mais turistas, e necessita de maior divulgação para que possa se recuperar, com geração de emprego e renda na localidade, afetada pela pandemia. Dentre as metas da localidade, está a inserção no Mapa da Goiás Turismo. 

Em sua intervenção, Coronel Adailton destacou a importância do turismo, em seus diversos segmentos, inclusive o religioso. Em relação às dificuldades decorrentes da pandemia, o parlamentar pontuou acerca do trabalho da comissão antes e durante este complexo período, mas que haverá um legado de conscientização no momento posterior. 

O presidente do colegiado manifestou pleno apoio para a inclusão de Palmelo no Mapa da Goiás Turismo, e disponibilizou a equipe técnica para auxiliar nesse objetivo. Na sequência, o deputado se comprometeu a realizar uma ação efetiva da comissão no local, assim que for  permitido pelos protocolos de saúde, com visita técnica e audiência pública, bem como a cobertura pela Agência Assembleia de Notícias, TV Alego e TBC, com foco na divulgação da localidade enquanto destino turístico. 

Os gestores municipais aproveitaram a oportunidade para desvincular Palmelo de problemas ocorridos em outros destinos de turismo religioso de Goiás e ressaltaram não haver qualquer lucro na questão religiosa em si, mas que a presença de turistas contribui para movimentar a economia local e, por isso, a importância desta atividade. Outra meta da gestão municipal é a construção de um portal na rodovia de acesso à cidade, que o mesmo ajudaria na divulgação do turismo local. 

Como sugestão, o deputado solicitou a elaboração de um projeto viável do portal, com atenção aos dispêndios ao erário, bem como informou que já apresentou projeto de lei em benefício do turismo religioso em Goiás. E também se prontificou para atuar pela inclusão das festividades municipais no Calendário Cívico-Cultural do Estado de Goiás. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar