Há 30 anos, Assembleia Legislativa dava posse ao último mandato de Iris Rezende como governador do Estado

11 de Março de 2021 às 15:30
Crédito: Valdir Araújo
Iris Rezende em homenagem na Assembleia Legislativa

Há exatos 30 anos, em 15 de março de 1991, a Assembleia Legislativa dava posse para o segundo e último mandato de governador de Iris Rezende (MDB) – ele havia sido governador antes, de 1983 a 1986. O presidente da Alego na oportunidade era Milton Alves Ferreira (MDB). Em maio, Brito Miranda (MDB) assumiria a presidência.

Seis meses antes, em outubro de 1990, Iris venceu a eleição para governador no primeiro turno. O segundo colocado foi Roberto Cunha, do Partido Democrata Cristão (PDC). Iris seria governador até abril de 1994. Nessa data, desincompatibilizou-se para concorrer, ainda pelo MDB, a uma cadeira no Senado – se elegendo. Foi substituído no Governo goiano por Agenor Rezende, presidente da Assembleia Legislativa, já que o então vice-governador Maguito Vilela, era candidato, com o seu apoio, à sucessão do Governo de Goiás pelo PMDB.

Iris voltaria a tentar ser governador outras três vezes, sem sucesso: em 1998, 2010 e 2014. Mas depois que deixou o Governo do Estado, em 1994, chegou a ser ministro da Justiça (em 1997 e 1998), foi senador por um mandato (não foi reeleito em 2002) e foi eleito outras três vezes prefeito de Goiânia: 2004, 2008 e 2016 (ele já havia sido prefeito também de 1965 a 1969). Em 2020, encerrando seu mandato à frente da Prefeitura, Iris anunciou que encerrava também sua carreira eleitoral. Em dezembro, no seu último mês de mandato, ele foi homenageado na Assembleia Legislativa, recebendo o Certificado de Reconhecimento Público.

Agência Assembleia de Notícias