Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentares goianos elogiam iniciativa de deputado federal para prorrogar a entrega do IRPF

17 de Março de 2021 às 19:03

O projeto de lei nº 639/21, em trâmite na Câmara dos Deputados, visa prorrogar até o dia 31 de julho o prazo final para o envio à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, referente ao ano-calendário de 2020. Parlamentares de Goiás aplaudem iniciativa do deputado federal paranaense Rubens Bueno (Cidadania). 

A matéria em questão propõe prorrogar por mais três meses o prazo final (que atualmente é 30 de abril) determinado pela Receita Federal para que cidadãos de todo o Brasil entreguem a declaração do IRPF. O texto estabelece, ainda, que o pagamento dos lotes de restituição comece a partir de 20 de maio desse ano. 

O autor do projeto defende a prorrogação do prazo por 90 dias para permitir que, em meio à pandemia de covid-19, os contribuintes tenham tempo hábil para conseguir todos os documentos exigidos para o preenchimento correto da declaração. “Não há, neste momento, qualquer justificativa plausível para que façamos o contribuinte sair de casa para buscar os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda”, frisou.

Conhecedor do assunto com profundidade, por ser contabilista, o deputado Tião Caroço (DEM) também considera muito pertinente a postergação do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. 
“Tem que prorrogar mesmo”, disse. O democrata frisou que entende a dificuldade dos contribuintes em reunir a documentação necessária, principalmente neste período de pandemia. “As pessoas têm dificuldade de juntar os documentos. É preciso adiar mesmo, senão vão pagar multa. Também haverá um atraso generalizado”, arrematou. 

Em concordância com o colega, o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) disse que é preciso ter bom senso nesse momento de pandemia. “Não faz sentido as pessoas saírem para a rua, agora, em busca de documentos, já que a recomendação, ao máximo possível, é evitar aglomerações”, lembrou.

Cruvinel ressaltou a importância da propositura diante do período pandêmico. “Por isso é sensato o projeto de Rubens Bueno, nosso colega do Cidadania, na Câmara dos Deputados. Acredito que haverá sensibilidade da Casa federal em aprovar essa importante matéria". 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.