Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Trabalho pleiteia criação do aplicativo ‘‘Tecla Samu” para deficientes auditivos

24 de Março de 2021 às 13:01

O deputado Paulo Trabalho (PSL) é autor do projeto de lei nº 4102/21, que propõe criar o aplicativo ‘‘Tecla Samu’’, de forma a possibilitar aos deficientes auditivos e/ou com impossibilidade de fala (afonia) o acesso a esse canal de emergência. A proposta se encontra na Secretaria de Apoio Legislativo.

O programa permitirá que os deficientes auditivos e/ou com afonia entrem em contato diretamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), utilizando, unicamente, ícones do aplicativo. Acionada a Tecla Samu, a equipe receberá a identificação e localização exata do usuário, que será fornecida por meio de GPS.

O aplicativo poderá ser baixado por qualquer pessoa, mas a solicitação de atendimento por esse meio somente será possível àquele que comprovar previamente a sua condição de deficiente. O acesso se dará por meio de senha do usuário. 

O usuário também poderá requerer atendimento para terceiros, por meio desse canal de comunicação, o que deverá ser detalhado no momento da solicitação. A solicitação enviada gerará uma ocorrência e, automaticamente, uma ficha de atendimento.

Paulo Trabalho afirma que é fundamental assegurar a autonomia do deficiente auditivo e/ou mudo, principalmente quando esse necessite comunicar uma emergência aos serviços de socorro. ‘‘Trata-se não apenas de assegurar a essas pessoas o direito de acesso, mas de promover a verdadeira dignidade humana tão ressaltada em nossa Constituição’’, destaca o legislador.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.