Dr. Antonio defende atendimentos especializados a gestantes e parturientes
A informação, o apoio e o acolhimento de gestantes e parturientes durante endemias, epidemias ou pandemias. É o que dispõe o projeto de lei nº 2917/20, de autoria do deputado Dr. Antonio (DEM), em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“A gravidez é um momento especial, cheio de emoção e antecipação. Mas, para as gestantes que enfrentam o surto da doença do novo coronavírus (covid-19), o medo, a ansiedade e a incerteza podem afetar esse momento feliz”, coloca o parlamentar em sua justificativa.
E acrescenta: “Diante desse contexto, é de fundamental importância a criação de atendimentos especializados para proteger as mulheres gestantes e puérperas em todos os setores e unidades de saúde do Estado de Goiás, durante todo o período de atenção pré-natal, parto e pós-parto”.
Dr. Antonio argumenta que: “O serviço virtual de informação, apoio e acolhimento qualificado às gestantes e parturientes seria mais uma alternativa para as gestantes e puérperas neste momento tão delicado, e também seria uma forma de amenizar a sobrecarga das unidades e dos profissionais de saúde nesse tempo de pandemia”.
O deputado conclui enfatizando que: “Assim, o projeto aborda matéria de contemporânea preocupação social, sendo sua aprovação um avanço significativo para a proteção da saúde das gestantes e puérperas”.
O autor da proposição conclama seus colegas parlamentares a apoiarem a sua iniciativa. A matéria aguarda parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego para ir à votação em Plenário.