Ícone alego digital Ícone alego digital

Wilde Cambão quer criar programa de apoio a pessoas com síndrome de down

25 de Março de 2021 às 09:28

O deputado Wilde Cambão (PSD) quer implantar em Goiás o Programa Estadual de Incentivo à Utilização da Arte Terapia e Musicoterapia para Pessoas com Síndrome de Down. Nesse sentido, o legislador protocolou o projeto de nº 4525/21, que será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após leitura  em Plenário na próxima sessão.

Segundo o parlamentar, os primeiros relatos da deficiência mental mais tarde intitulada como Síndrome de Down surgiram com sintomas peculiares em alguns pacientes. Tais indivíduos, apresentam características incomuns durante o seu desenvolvimento físico e mental.

Cambão anota que, para as pessoas com down, a arteterapia aplicada por profissionais habilitados é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Com isso, diz o deputado, se aplicam técnicas que ajudam a intensificar e auxiliar na consciencialização do sensorial e a sensibilidade estética, podendo proporcionar melhora na qualidade de vida.

O parlamentar acrescenta que outra técnica eficaz é a musicoterapia, por utilizar a interação musical como uma aliada na estimulação das habilidades perceptivas, motoras, cognitivas, socioemocionais e de comunicação.

De acordo com o autor da propositura, esse trabalho musicoterapêutico realizado com essas pessoas pode abarcar aspectos emocionais, sociais, psíquicos e cognitivos: dá voz às emoções, diminui estresse e ansiedade, melhora humor, sintomas depressivos e acessa memórias autobiográficas importantes para o sentido de pertencimento e identidade.

De acordo ainda com o texto do projeto, estudos recentes mostram, por exemplo, que o canto dirigido ao bebê com síndrome de down melhora atenção e autorregulação, duas funções importantes para o aprendizado e a comunicação.

Cambão finaliza sua justificativa com registro de que, ao criar esse programa de incentivo, o estado auxiliará não só os próprios pacientes com down, mas também seus familiares, que irão presenciar um desenvolvimento bastante satisfatório através do tratamento realizado com profissionais devidamente habilitados.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.