Ícone alego digital Ícone alego digital

Coronel Adailton quer reconhecer o doce Alfenim como patrimônio cultural de Goiás

09 de Abril de 2021 às 14:23

O Alfenim é um doce de origem árabe que chegou ao Brasil através da embarcações portuguesas. No estado de Goiás, o município da Cidade de Goiás se destaca como um dos únicos a produzirem o doce. A tradição da gastronomia e cultura dos alfenins vem sendo preservada naquele município por Sílvia da Silva Curado, uma senhora de 87 anos, a única doceira da região que ainda conhece os segredos de seu preparo.

Embora seja um doce de poucos ingredientes, por ser extremamente delicado, exige tempo, destreza e conhecimento do ponto adequado para sua fabricação, fatores que desestimulam a sua produção por outras doceiras da região. Pela dificuldade em seu preparo, esse doce está sob o risco de desaparecer, conforme palavras de Silvia Curado.

Visto que essa previsão é grave para a cidade e para a gastronomia e cultura goiana, o Coronel Adailton (Progressistas) criou o projeto de lei nº4476/21, que tem como objetivo, declarar a gastronomia e cultura do Alfenim como patrimônio cultural e imaterial goiano.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.