Ícone alego digital Ícone alego digital

Lêda Borges quer ampliação de margem de crédito consignado até dezembro de 2021

09 de Abril de 2021 às 10:03

Está em tramitação no Poder Legislativo o projeto nº 4510/21, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), que propõe alterações na Lei nº 16.898, de 26 de janeiro de 2010.

O objetivo da alteração, de acordo com Lêda Borges, é a ampliação da margem de crédito consignado dos atuais 30% para 40%, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito. “É mais uma medida excepcional de proteção social a ser implantada durante o período de enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus”, diz a tucana em sua justificativa.

Ela explica que entre as opções existentes no mercado, o crédito consignado apresenta algumas das menores taxas de juros, tendo em vista a sua baixa probabilidade de inadimplência. “Assim, um aumento moderado e temporário do limite do crédito consignado representa opção mais vantajosa para lidar com a contração no mercado de crédito por ser a que representa menores riscos para as instituições financeiras e a que menos onera os servidores”, trata Lêda.

Pelo texto da parlamentar, após 31 de dezembro de 2021, o porcentual máximo volta a ser de 30%.

A proposta de lei foi encaminhada às Comissões Técnicas para devida análise.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.