Ícone alego digital Ícone alego digital

Aos 86 anos, morre o ex-deputado estadual Abdul Sebba. Presidente Lissauer Vieira decreta luto oficial de três dias na Alego

09 de Abril de 2021 às 11:12
Crédito:
Aos 86 anos, morre o ex-deputado estadual Abdul Sebba. Presidente Lissauer Vieira decreta luto oficial de três dias na Alego
Ex-deputado estadual Abdul Sebba

O delegado aposentado e ex-deputado estadual Abdul Sebba morreu nesta sexta-feira, 9, aos 86 anos, por causa de complicações causadas pela covid-19, depois de ficar internado por dez dias num hospital de Goiânia. Ele deixa a mulher, Viviane Vaz Machado Sebba, e quatro filhos, Marcelo, Augusto César, Tayrinne e Lorena.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-parlamentar. Nesta semana morreu também outro ex-deputado estadual goiano por causa da covid-19, Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB). 

Abdul cumpriu três mandatos de deputado estadual. Na 13ª Legislatura, pelo PL, de 1995 a 1999; na 14ª, pelo PST, de 1999 a 2003; e na 15ª, também pelo PST, de 2003 a 2007. Foi presidente da Alego em 2003. Em 2018 tentou voltar ao Parlamento novamente pelo PST, mas não se elegeu.

Nascido em 2 de dezembro de 1934, na cidade de Araguari (MG), Abdul se mudou para Goiânia e formou-se em direito pela Universidade Católica de Goiás.

Durante seus mandatos na Alego, presidiu duas comissões parlamentares de inquérito. Uma que apurou irregularidades no caso Caixego e outra que investigou irregularidades nas concessões de linhas de transporte coletivo de Goiânia.

Também presidiu a Comissão de Segurança Pública e Defesa do Consumidor e foi suplente da Comissão de Serviços e Obras Públicas e da Comissão de Desenvolvimento.

Como delegado, Abdul Sebba teve uma carreira marcante. Tinha fama de "durão" e de que era temido pelos bandidos. Na época em que estava na ativa, o comentário entre a população era de que, nas regiões sob sua jurisdição, o índice de criminalidade era sempre próximo de zero.

Abdul fazia questão de declarar a forma como via os criminosos: "Bandido bom é bandido morto". Tanto que utilizou esse slogan em sua campanha de 2018, na qual não teve sucesso.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.