Campanha arrecada livros para o sistema prisional
Secretário da Justiça, Edemundo Dias chegou à Assembléia para prestigiar a entrega simbólica de mil livros para o sistema prisional. A coleta e doação de livros literários e educativos é uma campanha nacional desenvolvida pelo Governo federal. Em Goiás, o programa é promovido pelo deputado Mauro Rubem (PT), através da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa.
O secretário comentou que a receptividade dos presos tem sido "extremamente positiva". De acordo com ele, a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia tem a maior biblioteca prisional do Brasil, com 12 mil volumes, montada durante sua gestão do complexo prisional. "É uma forma amenizar, de humanizar o sistema prisional e uma forma de educar os presos. A leitura traz alento a eles", argumenta.
Segundo o Mauro Rubem, a campanha cumpre as exigências legais para que presídios consigam ressocializar os detentos visando sua reinserção na sociedade. A participação da população e de movimentos de direitos humanos, conforme o deputado, têm sido bastante satisfatória. "É uma forma de preparar e dar mais oportunidades aos detentos", afirma o deputado.
Aos interessados em contribuir, o ponto de coleta vai permanecer na Assembléia até sexta-feira, 14. A campanha busca reunir principalmente livros sobre direitos humanos.