Trajetória do professor Basileu França é retratada em publicação das redes sociais desta semana da Assembleia Legislativa

Esse escritor, professor, jornalista e economista acumula um legado de encher os goianos de orgulho. O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França (Itego), também conhecido como Teatro-Escola Basileu França, é assim denominado porque suas instalações ocupam a área do antigo Instituto França, escola fundada em 1956 por Basileu e sua esposa, a professora e historiadora Ada França.
Basileu Toledo França, que é uma figura muito importante para Goiás, é o personagem da publicação desta semana da série “Por Trás do Nome”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Trajetória de Basileu França
Basileu foi escritor, pesquisador, professor, economista, jornalista, empreendedor, político, servidor público. Membro da Academia Goiana de Letras (AGL) e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), do qual foi presidente. Além disso, ele foi co-autor em 1961, do Estatuto da Universidade Federal de Goiás e fundou no ano seguinte a cadeira de Sociologia Educacional. Ele foi, ainda, professor de Repartição da Renda Social da Universidade Católica de Goiás, atual PUC-GO, e diretor do Instituto de Educação de Goiás, cargo que assumiu em 1955, quando veio morar em Goiânia, depois de concluir seus estudos em São José do Rio Preto, São Paulo.
Nascido em 18 de setembro de 1919, em Jataí, ele viveu até os 84 anos estudando, conhecendo, descobrindo e produzindo livros. Quando ele morreu, em 2003, o instituto que tem seu nome já era frequentado por cerca de 3 mil alunos.
Itego Basileu França
Desde 2002, quando iniciou as atividades, o Itego em Artes Basileu França proporcionou a mais de 70 mil alunos formação em cursos de música, dança, artes visuais, cênicas, circo e arte inclusão, além de abrigar a Sinfônica Jovem, que faz dezenas de concertos anuais e turnês no exterior. No teatro de 700 lugares, o público tem acesso a espetáculos de excelente qualidade. No instituto já estudaram gerações de grandes profissionais e muitos continuam fazendo sucesso no Brasil e também no exterior.