Há 45 anos Alego aprovava criação do município de Minaçu, desmembrado de Uruaçu
Há exatos 45 anos, em 14 de maio de 1976, era aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, por unanimidade, a Lei Estadual nº 8085, que criava o município de Minaçu. Seis meses antes, Minaçu tinha virado distrito do município de Uruaçu, pela Lei Estadual nº 8.025.
Como povoado, Minaçu nasceu em 1965, de um outro povoado que tinha relação direta com surgimento do comércio, tendo como primeiro comerciante Benjamin Tavares da Silva, conhecido como Beja. Por causa dele, nessa época o povoado ficou conhecido como Patrimônio do Beja. Deve-se a ele a construção da primeira choupana de palha no local.
Pela Lei Estadual nº 10.437, de janeiro de 1988, seria criado o distrito de Cana Brava e anexado ao município de Minaçu. Desde então o município é constituído de dois distritos: Minaçu e Cana Brava.
A Lei Estadual nº 8085 tratava dos limites municipais da recém-criada Minaçu (“começa na barra do Rio Mucambão, no Rio Tocantins; sobe por este até encontrar a barra do Córrego Boa Nova; sobe por este Córrego até a sua cabeceira mais alta; daí, em rumo certo, até a cabeceira do Córrego Corrióla; desce por este até sua barra no Ribeirão Cristalino; desce por este até o ponto confrontante com a ponta da Serra das Trombas; dar, rumo certo à referida Serra; segue por esta Serra até a sua bifurcação na Serra Dourada; segue pela Serra Dourada, até confrontar com a cabeceira do Rio Mucambão; dar, em rumo certo à referida cabeceira; desce pelo Rio Mucambão até a sua barra no Rio Tocantins ou Maranhão, ponto de partida.”) e também das divisas intermunicipais com Uruaçu, Campinorte, Formoso, Peixe, Paranã e Cavalcante.