Ícone alego digital Ícone alego digital

Abertura da colheita de feijão

21 de Junho de 2021 às 14:30
Crédito: Ruber Couto
Abertura da colheita de feijão
Lissauer participa da abertura da Colheita do Feijão do Vale do Araguaia, em Jussara
Presidente Lissauer destacou a força do agro para o desenvolvimento do Vale do Araguaia, na abertura da safra de feijão, em Jussara. Goiás deve se tornar o 4º maior produtor do grão, evidenciando a pujança do setor.

Reforçando o compromisso com o setor produtivo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), acompanhou a abertura oficial da colheita da safra de feijão irrigado do Vale do Araguaia, na Fazenda Maria Helena, no município de Jussara. O evento, que aconteceu na manhã do último sábado, 19, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM) e de autoridades e empresários ligados ao setor do agro.

Lissauer conferiu de perto a potência da região na plantação do grão, que deve consolidar Goiás como o quarto maior produtor de feijão do País na safra 2020/2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa é de que a produção alcance 346,8 mil toneladas, aumentando 4,2% em relação à última colheita. Segundo o governador, a tecnologia, o aproveitamento da água da chuva e a capacidade de intercalar com outros plantios foram fundamentais para os novos índices. 

Diante dos dados positivos, o presidente da Alego falou da importância do agronegócio para o desenvolvimento da região do Vale do Araguaia. “Hoje é um dia histórico para todos os produtores dessa região que, cada vez mais, vem caminhando a passos largos, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado e do Brasil”, frisou.

Em seu discurso, Lissauer Vieira também salientou que a história da produção de grãos e da agropecuária tem as digitais de Ronaldo Caiado, que, em todos os momentos de dificuldade, esteve ao lado do produtor. “Hoje, a agropecuária é a nova mola propulsora da economia do País, que tem reequilibrado e ajudado o Brasil a sair da crise”.

Por sua vez, o governador destacou as características da produção local. “É uma produção altíssima na região, com tecnologia, aproveitamento de água de chuva e capacidade de intercalar com outros plantios, como soja e, em seguida, criação de gado. Essa região apresenta um dos maiores percentuais de produtividade e atinge mais de 20 mil hectares de áreas plantadas de feijão. É uma das melhores do Brasil”, afirmou.

Abertura oficial

O evento foi organizado pela Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova) na Fazenda Maria Helena, do proprietário Walter Baiano, uma das pioneiras na produção de feijão da região.

Também participaram da solenidade o deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; os deputados estaduais Amilton Filho (Solidariedade) e Thiago Albernaz (Solidariedade); o vice-prefeito de Jussara, Adriano Dias; o prefeito de Britânia, Marconni Pimenta; o prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre; a prefeita de Israelândia, Adelícia Moura, o prefeito de Montes Claros de Goiás, Vilmar Maciel, o presidente da Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova), Antonio Celso Lopes e demais autoridades.

A produtividade nas lavouras goianas de feijão também é destaque nacional. Entre os principais produtores, Goiás é o estado com maior produtividade média (2,4 mil quilos por hectare). Também houve aumento de 0,1% em relação à safra 2019/2020.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.