Celebre o Dia dos Pais
Atualmente, tal como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo e, em especial, no Brasil. A data celebra a importância do papel paterno na vida familiar. No País, o Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da celebração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo foi de estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre, e o Natal, no fim do ano.
A comemoração se espalhou pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, no mês de maio. A data é importante para reforçar os laços entre pais e filhos, mas, esse ano, também serve de alerta. Com mais de 560 mil mortos em decorrência da covid-19, o Brasil tem um órfão por covid-19 a cada cinco minutos.
Órfãos da covid-19
São mais de 113 mil menores de idade brasileiros que perderam o pai, a mãe ou ambos, para a covid-19, entre março de 2020 e abril de 2021. Se consideradas as crianças e adolescentes que tinham como principal cuidador os avôs/avós, esse número salta para 130 mil, no País. Globalmente, a cifra ultrapassa 1,5 milhão de órfãos, de acordo com um estudo publicado no último dia 20 de julho, no periódico científico Lancet.
Na Assembleia Legislativa de Goiás, a situação já vem sendo debatida pelos parlamentares durante as sessões plenárias híbridas. Além disso, tramitam na Casa projetos de lei visando diminuir os prejuízos financeiros e psicológicos das crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis para a covid-19.
Entre as proposituras está a de nº 5426/21, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD). O parlamentar propõe a criação do programa "Órfãos da covid-19". O objetivo da iniciativa é instituir políticas públicas assistencialistas, a fim de minimizar os prejuízos financeiros e psicológicos sofridos por crianças e adolescentes que tenham perdido pais ou responsáveis para a doença. Dessa maneira, o programa “Órfãos da covid-19" objetiva garantir atendimento psicológico, auxílio financeiro, cesta básica e kits de higiene.
Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que, há mais de um ano, todos enfrentam um momento muito difícil e que várias famílias estão sendo afetadas com a epidemia do novo coronavírus, o que tem acarretado inúmeras consequências sociais e econômicas no mundo inteiro. “Diante desse cenário, e sendo o Brasil um dos atuais epicentros da pandemia, inúmeros são os impactos sofridos pela sociedade. Um deles é o caso de vítimas indiretas da covid-19, como os bebês, crianças e adolescentes, cujos pais ou responsáveis vão a óbito devido à doença”, pondera Cambão.
Com mesmo teor, foi apensada à iniciativa a propositura de nº 5551/21, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB). A parlamentar também propõe políticas públicas a serem instituídas no estado de Goiás, com o intuito de minimizar os prejuízos financeiros e psicológicos sofridos por crianças e adolescentes que perderam pais ou responsáveis para a covid-19. Os projetos de Wilde Cambão e Lêda Borges já receberam aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguardam análise do Plenário da Assembleia Legislativa.
Apesar da desoladora realidade enfrentada por muitas pessoas que perderam os pais ou cuidadores principais, em decorrência de complicações da covid-19, a pandemia do novo coronavírus também veio para ressignificar as comemorações. Nesse próximo Dia dos Pais, a torcida é para que sentimentos como o amor, o respeito, a admiração, o carinho e a solidariedade sejam potencializados entre pais e filhos, em um esforço compartilhado, para reinventarem as formas de estarem juntos. Por isso, aproveite a data para expressar o amor por aquele que te deu a vida e dizer o quanto ele é importante no seu dia a dia.
Desejamos um feliz Dia dos Pais para todos que são um exemplo de vida e conduta para os seus filhos. Parabéns!!!