Ícone alego digital Ícone alego digital

Talles Barreto propõe lei em defesa da mulher que precisa de método contraceptivo

14 de Setembro de 2021 às 07:41

A proibição aos planos de saúde em exigir termo de consentimento do cônjuge/ companheiro para autorizar cobertura e implantação de método contraceptivo, no estado de Goiás, está sendo proposta pelo deputado Talles Barreto (PSDB), através do projeto de lei nº 6906/21, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Talles afirma que tal exigência se mostra arbitrária, infundada e abusiva, pois além de ferir as disposições do Código de Defesa do Consumidor, fere o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à liberdade e a autonomia sobre o próprio corpo.

E acrescenta: “Diante de um contexto de lutas pela igualdade de gênero, autonomia e independência feminina, é no mínimo retrógrado condicionar a autorização de procedimento ou método de contracepção ao consentimento de outrem, uma vez que a mulher tem o direito de decidir sobre o seu próprio corpo e sobre seu desejo de engravidar ou não, sem falar que tal exigência pode agravar a condição de mulheres que vivem em contexto de violência”.

Em sua justificativa, o parlamentar reitera que essa prática também se mostra inadequada do ponto de vista do Código de Defesa do Consumidor, uma vez que se está pagando pelo plano de saúde, o contratado não pode insurgir com tal exigência, e mesmo que houvesse previsão contratual, essa seria abusiva e lesiva ao consumidor.

Talles Barreto salienta ainda: “A despeito disto, inúmeros planos de saúde fundamentam sua exigência na Lei do Planejamento Familiar (Lei nº 9.263, de 1996), interpretando-a extensivamente de maneira equivocada, uma vez que essa lei contempla casos de esterilização voluntária, e não contempla métodos contraceptivos. Portanto, essa interpretação dos planos de saúde mostra-se lesiva, à medida que não há justificativa legal e plausível, configurando como pretexto para não cobrir o procedimento”.

O parlamentar reitera, ao finalizar, que sua proposta visa proibir a exigência do consentimento de cônjuge ou de companheiro para realização ou autorização dos procedimentos de inserção de métodos contraceptivos, assegurando às mulheres o direito do poder de decisão sobre seu próprio corpo.

A proposição encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, sob relatoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.