Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ apreciou seis matérias ne reunião desta 5ª-feira. A que propõe alíquota zero de ICMS sobre combustíveis foi apensada

26 de Agosto de 2021 às 15:30
Crédito: Hellenn Reis
CCJ apreciou seis matérias ne reunião desta 5ª-feira. A que propõe alíquota zero de ICMS sobre combustíveis foi apensada
Comissão de Constituição, Justiça e Redação híbrida

Sob o comando do presidente, deputado Humberto Aidar (MDB), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) se reuniu, nesta quinta-feira, 26, para deliberação de seis projetos assinados por parlamentares. Entre as proposituras apreciadas, quatro tiveram o parecer dos respectivos relatores aprovado pelo colegiado. Outras duas matérias receberam pedidos de vista.

A apreciação do projeto de lei nº 1133/20, de autoria do deputado Cláudio Meirelles (PTC), movimentou a reunião e provocou debate acerca da redução do ICMS. A propositura visa estabelecer a alíquota zero de ICMS incidente sobre combustíveis produzidos e comercializados em Goiás.

Por meio do voto em separado do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), o projeto foi apensado à matéria de nº 1134/20, assinada pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), a qual também já se encontra apensada à de nº 1326/20, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC). 

Durante a discussão da matéria, o Delegado Humberto Teófilo disse que, no projeto de autoria dele, as alíquotas de 14% são baseadas nos componentes da cesta básica, os quais, segundo ele, são bens essenciais como o combustível. "Concordo com o apensamento ao projeto 1134/20 e queremos a resposta do Governo sobre a redução do ICMS”, disse.

Na sequência, o deputado Delegado Eduardo Prado (DC) cobrou do governador Ronaldo Caiado (DEM) que ele cumpra com a promessa que teria feito com a sociedade goiana durante a sua campanha eleitoral, no sentido de baixar o ICMS de itens básicos. 

Em defesa do Executivo, Bruno Peixoto disse: “A Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101 diz que não se pode reduzir alíquota sem compensação. Tem que ter compensatória para reduzir alíquota. Ofereça seu salário enquanto deputado para compensar”, finalizou o líder governista.

Outras matérias aprovadas com parecer favorável

Processo nº 6067/21 - Deputado Charles Bento (PRTB) - Dispõe sobre o registro do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 6863/21 - Deputado Lissauer Vieira (PSB) - Institui a Semana Estadual do Algodão. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Matéria rejeitada pela CCJ

Processo n° 5777/19 - Deputado Paulo Trabalho (PSL) - Dispõe sobre o período de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo, que manifestou parecer favorável. Voto em separado Bruno Peixoto rejeitando o parecer do relator.

Projetos com pedidos de vista

Processo nº 4638/21 - Deputado Vinícius Cirqueira (Pros) - Acresce o artigo 68-A à Lei n° 16. 140, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), para criar o Passaporte Digital de Imunização da Covid-19. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. Vista ao deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 5892/20 - Deputado Coronel Adailton (Progressistas), Bruno Peixoto (MDB) e outros - Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. Vista ao deputado Bruno Peixoto.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.