Ícone alego digital Ícone alego digital

Movimento é saúde

08 de Setembro de 2021 às 09:01
Crédito: Seção de Publicidade
Movimento é saúde
Dia da Fisioterapia
A data reforça a importância de valorizar os profissionais que auxiliam na recuperação física e no movimento do corpo humano e, além disso, têm sido fundamentais na reabilitação de pessoas que tiveram covid-19.

O fisioterapeuta possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papéis desempenhados por esse profissional, podemos citar o tratamento realizado com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

A fisioterapeuta Karollyne Bomfim explica que a fisioterapia trata um grande número de disfunções. Segundo ela, os tratamentos mais comuns para dores e disfunções ósseas e musculares são as mobilizações e manipulações articulares, liberação miofascial e exercícios para estimular o movimento e fortalecer a musculatura, direcionados de forma específica para cada caso. Karollyne pontua, ainda, que além disso a fisioterapia conta com recursos de eletrotermofototerapia que auxiliam nos tratamentos, como os aparelhos com correntes, laser e ultrassom.

“Eu sempre digo que o nosso corpo fala, dá sinais quando precisa de algum ajuste ou tratamento. O que acontece é que, muitas vezes, ignoramos esses sinais até que uma lesão ou uma dor acentuada esteja instalada. O nosso corpo deve ser capaz de realizar as tarefas do dia a dia sem sofrimento, ou seja, você deve ser perfeitamente capaz de se sentar por longos períodos e não levantar travado, amarrar os sapatos sem dificuldade, subir e descer escadas sem dores nos joelhos, realizar uma faxina sem travar a coluna, se agachar para brincar com as crianças tranquilamente, sem limitações. Mas se você sentir dor ou dificuldade em realizar suas tarefas, apresentar dores que persistem e voltam para o mesmo lugar, se sentir o corpo travado, dificuldade em realizar alguns movimentos, dores na coluna e na musculatura de forma frequente, essa é na hora de procurar ajuda profissional”, pontua a fisioterapeuta.

Karollyne esclarece também que nem sempre é preciso encaminhamento médico para ir até o fisioterapeuta.

O papel da fisioterapia nas internações por covid-19

Além dos tratamentos citados acima, essa área de atuação ganhou grande destaque durante a pandemia da covid-19. O coronavírus pode causar uma inflamação no pulmão, uma pneumonia viral, que dificulta a realização das trocas gasosas. Karollyne Bomfim destaca que esse profissional é fundamental no combate à doença, pois atua frente a reabilitação respiratória, avaliando o quadro dos pacientes, realizando exercícios que melhoram a capacidade pulmonar e fazendo o manuseio e monitoramento do suporte de oxigênio e ventilação mecânica, quando necessário.

“O pulmão é um dos órgãos mais acometido pelo coronavirus, porém os pacientes também apresentam fraqueza muscular, sequelas neurológicas, dores pelo corpo e até perda de movimentos, condições que também são responsabilidade do fisioterapeuta. Quem passou pela covid-19, pode ter dificuldades em retornar às suas atividades, por limitações e sequelas da própria doença. Após a covid, o paciente precisa ser avaliado, e se a dificuldade respiratória, dores e fraquezas permanecerem é preciso procurar um fisioterapeuta para normalizar as funções do pulmão e do corpo como um todo”, enfatiza Karollyne.

A fisioterapeuta frisa que a reabilitação pós covid deve ser considerada por todos aqueles que evoluíram com alguma limitação física ou respiratória, e que não conseguem realizar qualquer atividade da rotina, que era feita antes da doença. “O tempo de reabilitação vai depender do estado do paciente e da gravidade do comprometimento pulmonar e muscular. Pessoas que ficaram internadas, principalmente aquelas que foram entubadas, podem necessitar de uma reabilitação pulmonar e motora mais longa”, conta a fisioterapeuta.

Bomfim explica, ainda, que além do comprometimento pulmonar, o fato de ficar acamado, o uso de sedação, ventilação mecânica e inativação da musculatura faz com que os pacientes tenham uma grande perda da massa muscular, comprometendo os movimentos de forma global. “Algumas pessoas, mesmo após a covid, irão necessitar de suporte respiratório por um tempo. Em quadros mais graves, o simples movimento de sentar na cama pode exigir um esforço tão grande que é preciso monitoramento profissional. Nesses casos, o fisioterapeuta realiza uma progressão lenta e gradativa das manobras respiratórias e exercícios até que as funções do pulmão e do corpo se restabeleçam. Para casos mais leves, a recomendação é passar por uma avaliação com o fisioterapeuta para que ele faça as intervenções necessárias, prescreva os melhores exercícios e a frequência que devem ser realizados”, finaliza Karollyne.

A pandemia da covid-19 deixou ainda mais claro, a importância desse profissional para a sociedade. É por meio das mãos de um fisioterapeuta que milhares de pessoas conseguem voltar a sonhar e superar barreiras. Comemorar o Dia Mundial do Fisioterapeuta é, sem sombra de dúvidas, uma conquista para esses profissionais, pois marca o reconhecimento e o crescimento dessa profissão tão importante para a sociedade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.