Corrida Solidária arrecada mais de 53 toneladas de alimentos

03 de Setembro de 2021 às 12:00
Crédito: Carlos Costa
Corrida Solidária arrecada mais de 53 toneladas de alimentos
Corrida da Solidariedade doação de alimentos
A meta estabelecida pela organização era superar a arrecadação do ano passado. No entanto, devido ao sucesso e acolhimento da sociedade pela iniciativa, os participantes conseguiram, além de superar, mais que dobrar as doações e um total de 53.768,80 quilos de alimentos foram arrecadados. A campanha encerrou nesta quinta-feira, 2, com uma live que contou com as participações de artistas como Carlos e Jader, Edy Brito e Samuel, entre outras atrações goianas.

Em 2021, a Corrida da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) chegou ao seu terceiro ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, o formato da competição teve que ser alterado, de “Corrida de Rua”, a ação passou a ser denominada “Corrida da Solidariedade”, mas a meta de promover assistência à camada mais frágil da sociedade permanece inalterada.

Em sua primeira edição, no ano de 2019, a entrada principal do Parlamento goiano foi ponto de largada e de chegada para mais de duas mil pessoas que participaram da “Primeira Corrida de Rua da Alego”. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Servidores do Legislativo do Estado de Goiás (Sindisleg), com o apoio da Assembleia Legislativa por meio do projeto “Viver Bem Alego” de incentivo a hábitos mais saudáveis.

Naquela ocasião, os competidores contribuíram com a doação de 21 mil reais ao Hospital Araújo Jorge. O dinheiro foi arrecadado por meio da taxa de inscrição na corrida. No ano seguinte, a iniciativa continuou avançando e, por conta da pandemia, a corrida de rua se transformou em uma corrida pela solidariedade, onde as diretorias da Casa competiram no propósito de conseguirem entregar o maior volume de doações em alimentos.

Para aumentar as doações, foi, também, realizada uma live com apresentações artísticas e, como resultado final, 21 toneladas de alimentos foram arrecadadas. As doações foram entregues a quatro instituições filantrópicas. Em 2021 a maratona de arrecadação de alimentos continuou nos mesmos moldes e a segunda edição da Corrida da Solidariedade teve como tema: “Na maratona contra a fome, qualquer um pode ser atleta”.

A meta estabelecida pela organização era superar a arrecadação de 2020. No entanto, devido ao sucesso e acolhimento da sociedade pela iniciativa, os participantes conseguiram, além de superar, mais que dobrar as doações e um total de 53.768,80 quilos de alimentos foram arrecadados.

O resultado final da corrida, apresentado durante a Live Solidária realizada pela Alego na noite desta quinta-feira, 2, ficou com o seguinte pódio: Assessoria Adjunta à Presidência em 3º lugar com 7.920 quilos; Diretoria de Assuntos Institucionais em 2º com 10.209 quilos e; Diretoria de Planejamento Estratégico em 1º, com 10.487 quilos de alimentos arrecadados. O departamento vencedor recebeu um troféu e um kit churrasco para 20 pessoas.

Ao realizar a entrega do troféu à diretoria vencedora, Kamila Vieira, esposa do presidente da Alego, o deputado Lissauer Vieira (PSB), que não conseguiu comparecer ao encerramento da campanha, agradeceu a participação dos servidores e todos os demais participantes, entre organizadores, cantores e empresas que também fizeram doações. “Parabéns, nada disso aqui seria tão lindo se não fosse o empenho e a dedicação de todos vocês. Essa festa é nossa e quem ganha é toda a sociedade” agradeceu.

Durante uma semana, os servidores puderam fazer doações de cestas básicas, as quais, agora, serão encaminhadas às seguintes instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia), Associação dos Deficientes Físicos de Goiás (Adfego), Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo e Solar Colombino Augusto de Bastos. Além dos servidores, a ação também contou com a colaboração de empresas e de pessoas que não têm vínculo com a Assembleia.

Live solidária

Para marcar o encerramento da campanha, a Alego realizou a segunda live solidária que contou com as participações de artistas como Carlos e Jader, Edy Brito e Samuel, entre outras atrações goianas. As apresentações foram transmitidas na programação da TV Alego, pelo canal 61.2; na TV aberta, pelo canal 3.2 e pelo canal 8 da NET, e, ainda, no canal do YouTube, além de participação com a TBC, canal 13.1. Durante a live foi disponibilizado um QRCode, obtido com apoio do Sesc Goiás e da Mesa Brasil, que viabilizou a arrecadação de fundos.

Agência Assembleia de Notícias