Ícone alego digital Ícone alego digital

Última sessão deliberativa do mês tem extensa pauta de votação

30 de Setembro de 2021 às 09:30
Crédito: Valdir Araújo
Última sessão deliberativa do mês tem extensa pauta de votação
Sessão ordinária híbrida
Os deputados estaduais se reúnem em sessão ordinária nesta quinta-feira, 30, com 73 processos legislativos na pauta de votação. Um dos destaques, em apreciação única, é o parecer prévio do TCE-GO referente às contas anuais do Executivo no exercício de 2020. A sessão será transmitida ao vivo, pela pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, no canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quinta-feira, 30, a última sessão ordinária do mês de setembro. Na pauta de votação constam 73 processos legislativos aptos à apreciação. Nas sessões realizadas durante a semana, os deputados promoveram debates que conduziram a 12 deliberações. Os processos que foram analisados são de autoria de deputados e da Governadoria, e oito deles foram votados em definitivo.

Para a reunião de hoje, a pauta traz 13 projetos de lei de iniciativa parlamentar para segunda apreciação e 28 em primeira fase. Podem ser analisados, também, 30 pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, em apreciação única, o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) referente às contas anuais do Executivo no exercício de 2020, e um veto parcial assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Dentre os processos que serão submetidos à votação definitiva, destaque para o que cria a Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes e Mudas. A matéria, protocolada com o nº 2006/20, é de iniciativa do Antônio Gomide (PT) e tem entre seus objetivos fomentar a proteção dos recursos genéticos locais, visando à sustentabilidade dos agroecossistemas, e perpetuar espécies, variedades e cultivares produzidos em unidade familiar ou tradicional, prioritariamente os vegetais destinados à alimentação. 

Gomide justifica sua iniciativa sob o argumento de que a semente é o início da cadeia produtiva de alimentos e por isso tem um valor estratégico. Afirma que uma política de incentivo à formação de bancos de sementes e mudas produzirá, entre outros ganhos, a diversidade na agricultura, ajudando a enfrentar as abruptas mudanças climáticas causadoras de desastres ambientais.

Ele destaca também que um banco de sementes possui, grosso modo, uma lógica bastante parecida à de uma caderneta de poupança do campo, onde as sementes são "depositadas" em um armazém, podendo ali ficar meses, anos e até séculos, e "sacadas" quando for preciso, para serem usadas no replantio em caso de algumas culturas destruídas.

“Atualmente, há cerca de 1.400 bancos de sementes em todo o mundo. O Brasil tem o quarto maior banco genético do mundo, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com cerca de 150 mil amostras. Em diversas regiões do mundo os bancos comunitários de sementes e mudas têm criado resultados importantíssimos para a sustentabilidade da agricultura familiar, promovendo a recomposição ambiental de vários ecossistemas e biomas”, defende o deputado.

Se o projeto receber sinal verde do Plenário nesta segunda e definitiva fase de votação, ele estará apto a ser enviado para sanção do governador.

Segurança

Já no rol dos projetos que se encontram em fase de primeira votação, a pauta traz o processo legislativo nº 1095/19, de autoria dos deputados Delegada Adriana Accorsi (PT) e Charles Bento (PRTB), que obriga a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para menores de 12 anos em eventos públicos.

O texto foi relatado com parecer favorável do deputado Helio de Sousa (PSDB) antes de ser aprovado na CCJ. De acordo com a matéria, a pulseira deverá conter o nome completo da criança e do respectivo responsável, endereço e telefone de contato. Além disso, a pulseira será fornecida aos representantes legais mediante a exibição de documento de identificação.

Segundo o projeto, representante legal é uma das seguintes pessoas: o pai, a mãe, tutor ou guardião, os demais ascendentes ou colaterais até o terceiro grau — incluindo avós, irmãos e tios, comprovado documentalmente o parentesco, ou terceiros, expressamente autorizados pelos pais. A obrigatoriedade de distribuição da pulseira de identificação restringe-se aos locais de grande circulação, que concentrem mais de 100 pessoas, e em que seja cobrado ingresso. Os shoppings deverão disponibilizar pulseiras quando solicitado pelos pais ou responsáveis.

Para os autores da matéria, o projeto é de extrema importância, pois evitará um dos maiores medos que crianças e pais enfrentam em grandes eventos: a perda de criança e jovens. 

Os deputados vão se reunir para apreciar as matérias a partir das 15 horas, pelo sistema híbrido implantado na Casa para desenvolver os trabalhos legislativos durante a pandemia de covid-19. Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quinta-feira, 30, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões. A população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.