Ícone alego digital Ícone alego digital

Regulamentação do serviço de pet shops e clínicas veterinárias é publicada no Diário Oficial

14 de Outubro de 2021 às 07:11

Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 21.117 (originalmente projeto de lei nº 1486/20). De autoria do deputado Cairo Salim (Pros), a matéria  regulamenta o atendimento e o transporte de animais domésticos por pet shops e clínicas veterinárias. 

Conforme o texto da lei, os estabelecimentos que oferecem serviços de banho, tosa, consultas, estética animal e transporte ficarão obrigados a:
- permitir que o tutor do animal acompanhe os procedimentos, com exceção de casos cirúrgicos;
- garantir o bem-estar do animal durante o transporte, que deve ser feito em veículo identificado;
-  possuir acomodações adequadas para o bem-estar animal;
-  disponibilizar, em placas fixadas nos veículos, os números telefônicos dos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e recebimento de denúncias relacionadas a esse tipo de serviço.

Para além dessas obrigações, a lei também aponta que o profissional que realiza o procedimento no animal deverá ser identificado e, ainda, que os estabelecimentos ficam obrigados a manter registro atualizado dos profissionais que realizem quaisquer procedimentos com os animais.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.