Em sessão solene proposta por Jeferson Rodrigues, Alego homenageia agentes de saúde da Prefeitura de Goiânia
Proposta pelo deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa terça-feira, 7, sessão solene em homenagem aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). O evento, que teve lugar no plenário Getulino Artiaga, contou com a presença do líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (MDB).
Na oportunidade, foram entregues Certificados de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a 48 agentes de saúde da Prefeitura de Goiânia, bem como ao secretário municipal de Saúde, médico Durval Ferreira Fonseca Pedroso, e à secretária Executiva, doutora em enfermagem Luana Cássia Miranda Ribeiro. Durval e Luana compuseram a mesa dos trabalhos, ao lado dos deputados Jeferson Rodrigues e Bruno Peixoto, assim como do diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Mariano Reis.
No exercício da presidência, Bruno Peixoto abriu os trabalhos e em seguida foi ouvido o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, concedeu a palavra a Jeferson Rodrigues, que, da tribuna, falou sobre a importância do trabalho dos ACS e ACE, em prol da população de Goiânia. Informou que já está tomando as providências, inclusive junto ao prefeito, Rogério Cruz, que é do seu partido, para inclusão dessa categoria no Plano de Carreira da prefeitura. Bruno Peixoto ressaltou o trabalho que o colega Jeferson realiza no Parlamento goiano e como pastor evangélico.
O secretário Durval Ferreira Fonseca deu os parabéns a Jeferson pela iniciativa de homenagear duas categorias que atuam efetivamente em prol da saúde da população goianiense. Enfatizou que a partir do dia 22 próximo, Goiânia estará com 70% de sua população imunizada com a segunda dose da vacina contra a covid-19.
Após o discurso de Durval, procedeu-se a entrega dos Certificados de Mérito Legislativo aos homenageados.
Alessandra fez seu pronunciamento e lembrou que a categoria homenageada visita diariamente as famílias de Goiânia, conscientizando e orientando-as sobre a importância de tomar algumas medidas para evitar doenças endêmicas, como a dengue. Falou que a categoria se engajou na linha de frente de combate ao novo coronavírus. E reforçou o apelo ao apoio do deputado para que esses agentes sejam efetivamente incluídos no Plano de Carreira da prefeitura.
Antes de encerrar a sessão, Jeferson Rodrigues ressaltou que vai destinar R$ 3 milhões de suas emendas impositivas para reformas dos distritos sanitários da Secretaria Municipal de Saúde. Lembrou que fez visita recente a um deles, na região Noroeste, constatando que precisa de ser reformado. Também assegurou que já está lutando para que a categoria de agentes de combate a endemias seja incluída no Plano de Carreira da Prefeitura. E adiantou que o prefeito Rogério Cruz está sensível a esta reivindicação.
Homenageados
(Agentes de combate a endemias)
- Murilo Mariano Reis
- Izaías de Araújo Ferreira
- Welington Tristão da Rocha
- Jadson Moreira Lima
- Fernando Nascimento
- Antônio Benedito Batista
- Átila Borges Arruda
- Paola Regina Tolentino de Oliveira
- Aparecida Dias de Oliveira
- Olair Botelho
- Rubinéia Ribeiro
- Rosana de Sousa Faria
- Rosângela Pereira da Mota
- Paulo César Pereira de Oliveira
- José Marciano Rodrigues
- Cristiane Socorro de Paula
- Elenice Ferreira de Sousa
- Alessandra de Sousa Lima
- Joelma de Castro da Silva
- Maria Aparecida Rodrigues de Almeida
- Magna Pereira Dias
- Irlene Maria da Silva
- Ariovaldo Vieira Rosa
- Francisco Gleuberth Vasconcelos
- Silvânio Candido Pereira
- Sebastião Ribeiro da Silva
- Gilton Cleiton de Lima
- Rony Cardoso dos Santos
- Paulo Cesar Sola
(Agentes comunitários de saúde)
- Janine Maria de Jesus
- Cleidiana de Carvalho Celestino
- Leide Ana Rodrigues Machado Cabral.
- Maria Dinica de Araújo
-Roner Ivo Goulart Oliveira
- Ivonice da Silva Cordeiro
- Marcia Gonçalves de Oliveira Vilela
- Eudinair Campos de Souza
- Meiridiane Conceição do Espírito Santo
- Alan Pereira Campos
- Celita Aparecida de Araújo
- Lucilene da Conceição Garcia
- Ana Cláudia Silva
- Luzenilda Souza Alencar
- Andréia Dayane Alves de Oliveira
- Rodrigo Vasconcelos da Silva
- Elma Machado Pardinho da Rocha
- Ângela Cristina de Souza Castro
- Acácia Almeida Spirandelli
- Cinara Martins Costa
- Maria E. E. Almeida