Parlamento derruba veto que impede alterações no Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros do estado

09 de Dezembro de 2021 às 16:51

Por 27 votos contra três, o Plenário da Alego derrubou, na sessão ordinária da tarde de hoje, 9, o veto integral dado pela Governadoria ao autógrafo de lei n° 256, de 08 de outubro de 2019.  O veto tramitava sob processo legislativo de n° 6779/19.

O autógrafo de lei vetado visava à alteração das Leis nºs 8.033, de 02 de dezembro de 1975, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Goiás, e 11.416, de 05 de fevereiro de 1991, que baixa o Estatuto dos Bombeiros Militares do Estado. Com a derrubada do veto o Governo do estado fica agora obrigado a sancionar as modificações listadas.

Ao encaminhar voto, o deputado Coronel Adailton (Progressistas), explicou que as alterações versam sobre a substituição do título de inativo dados aos militares da reserva, que passarão a ser chamados de veteranos, a partir das atualizações a serem, em breve, promulgadas. Na sequência, o próprio líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), orientou os parlamentares da base a votarem pela derrubada do veto, em razão de acordo de reconhecimento feito com o governador Ronaldo Caiado (DEM).

Adailton, que foi o principal articulador do movimento, agradeceu o apoio dos pares, tanto da situação quanto da oposição, que votaram pela manutenção das alterações. "Essa modificação enobrece a categoria. Agradeço o Parlamento goiano por honrar os policiais militares de Goiás", comemorou.

Agência Assembleia de Notícias