Ícone alego digital Ícone alego digital

Charles Bento quer instituir ensino de noções básicas sobre a Constituição Federal de 1988 na rede escolar

09 de Março de 2022 às 18:16
Crédito: Hellenn Reis
Charles Bento quer instituir ensino de noções básicas sobre a Constituição Federal  de 1988 na rede escolar
Dep. Charles Bento

Está na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Rubens Marques, a propositura nº 779/22, de autoria do deputado Charles Bento (PRTB), cuja finalidade é instituir política estadual para promoção das noções básicas da Constituição Cidadã, de 1988, nas escolas da rede pública e privada em todo território goiano.

O objetivo da proposta é desenvolver a reflexão entre alunos e professores sobre a Constituição Federal. Entre os objetivos específicos da matéria, destacam-se o incentivo à compreensão da formação do estado democrático de direito, expandir a noção cívica dos estudantes e promover as noções básicas de funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal.

Além disso, o texto pretende estabelecer a primeira semana do mês de outubro de cada ano como a “Semana da Constituição Cidadã”, para comemorar a promulgação da Carta Magna, ocorrida em 5 de outubro de 1988.

Na justificativa da matéria, o deputado considera que fomentar o estudo da Constituição Federal irá promover o desenvolvimento de uma sociedade justa, livre, solidária e produtiva. “Com isso, busca-se impulsionar reflexões sobre os nossos direitos fundamentais, para conscientizar toda a comunidade escolar acerca da importância de respeitar, exercer e compreender os direitos constitucionais e os pilares do Estado Democrático de Direito Brasileiro, permitindo a participação ativa nas decisões políticas.” 

Se receber aval positivo na CCJ, o texto vai para votação em duas etapas em Plenário e, se aprovado, segue para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.