Ícone alego digital Ícone alego digital

Pauta prévia desta 5ª-feira

30 de Março de 2022 às 19:15
Crédito: Valdir Araújo
Pauta prévia desta 5ª-feira
Plenário
Matérias de parlamentares são destaque na pauta prévia da sessão desta quinta-feira, 31. Antes das deliberações da Ordem do Dia, deputados poderão se revezar na tribuna para discursar no Pequeno Expediente.

A pauta de votações da sessão ordinária híbrida que será realizada nesta quinta-feira, 31, conta com 83 matérias. O encontro do Plenário será realizado na sede do Poder Legislativo estadual, o Palácio Maguito Vilela, sendo admitida, também, a participação de parlamentares pelo sistema remoto. 

Conforme a pauta da sessão, podem ser apreciados sete projetos de lei de iniciativa parlamentar para votação definitiva; 42 projetos de deputados, em primeira fase de apreciação; bem como uma apresentação de Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) à Câmara dos Deputados, processo legislativo que tramita em fase única de discussão e votação. 

Há, ainda, uma indicação do Governo do Estado para a composição do Conselho Estadual de Educação (CEE) e 32 pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).  

Destaques

Dentre as matérias que constam na pauta de votações, são destaque proposições de parlamentares que almejam melhorar as condições de vida da população goiana. 

O projeto de nº 2847/19, que tramita em segunda fase, visa disciplinar o prazo de vida útil no transporte escolar em Goiás. De acordo com a matéria, o transporte escolar de Goiás será regido pelas normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resoluções do Contran, por essa lei e normativas do Detran-GO. A matéria foi apensada à de nº 1119/22, assinada pelo deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), que também normatiza o período de vida útil de veículos utilizados no transporte escolar no estado de Goiás.

Também em fase de votação definitiva, encontra-se o projeto de lei nº 4470/21, do deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido), que altera a Lei nº 19.587, de 10 de janeiro de 2017. A matéria estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da Administração estadual.

Na propositura, Teófilo defende que fiquem proibidas quaisquer modificações nos termos do edital nos 30 dias antecedentes à primeira fase do certame. Além disso, ele propõe que o cancelamento ou a suspensão do concurso público possam ocorrer no prazo máximo de três dias que antecedem a realização de qualquer etapa prevista no edital. E, também, que seja assegurada a devolução do valor relativo à inscrição, corrigido monetariamente, no caso de cancelamento do concurso público. 

Já em primeira fase de apreciação plenária, destaca-se o projeto de lei n° 1006/20, proposto pelo deputado Tião Caroço (União Brasil). A proposição visa implementar política pública para garantir a permanência dos jovens agricultores na área rural. Além da implementação de ações públicas, a proposta também tem como objetivo a criação de condições para a escolha do meio rural como lugar para viver, priorizando a qualificação dos jovens em atividades rurais.

De acordo com o parlamentar, caberá ao Poder Executivo implementar um programa de apoio técnico ou financeiro para instituições educacionais, sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos gratuitos de ensino médio ou de educação profissionalizante. 

Para que a população possa acompanhar os processos em tramitação, a Alego disponibiliza consulta à pauta prévia

Sessões ordinárias 

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e Ordem do Dia.   

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.