Concessões de títulos de cidadania foram aprovadas na sessão desta quarta-feira, 13
De autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), foi aprovado em primeira votação, nesta quarta-feira, 13, a concessão do Título de Cidadania Goiana ao empresário Jaime Luiz Prezotto. Trata-se do projeto de lei nº 6868/21, que objetiva reconhecer o serviço prestado no ramo alimentício ao empresário que mais gerou postos de emprego nos últimos quatro anos em Goiânia.
“Jaime Luiz Prezotto é reconhecido pelos seus colaboradores como um patrão que tem humildade e coração gigante, que sempre está presente orientando e treinando como manter a qualidade e prestando o melhor atendimento aos clientes. Às vezes é até chamado de 'pai' pelos colaboradores, que tem o ambiente de trabalho como uma família Nativas Grill”, argumenta o autor em sua justificativa.
O homenageado é natural de Anchieta (SC), casado com Kamila Bruna, pai de Gabriel e Maria Antonela. De acordo com os propositores, Jaime nasceu e cresceu na roça. Em 1994, com 17 anos, migrou para São Paulo, onde trabalhou como faxineiro e garçom.
De iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT), também foi aprovado em primeira votação o projeto de lei nº 8867/21, cujo objetivo é conceder Título de Cidadania Goiana à professora Gene Maria Vieira Lyra Silva. Gene nasceu em Itabuna (BA) e se licenciou em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
O deputado ressalta as várias contribuições da professora à educação no estado de Goiás. Gene Lyra foi vice-presidente do Fórum Estadual de Educação do Estado de Goiás, atuou em órgãos de cooperação e administração geral do sistema educativo do estado, foi membro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental de Goiás (Fundef-GO), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico de Goiás (Fundeb-GO) e presidente do Conselho do Fundeb-GO (Confundeb-GO).
O deputado Chico KGL (UB), teve aprovada em primeira votação a concessão do Título de Cidadania Goiana ao empresário Nilto Schwening. A matéria está protocolada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com n° 8939/21. O parlamentar explica que Nilto Schwening, nascido em Santo Augusto (RS), é sinônimo de sucesso no meio do empreendedorismo goiano. "É fundador, em solo goiano, de uma empresa sólida com milhões de grãos produzidos em mais de 50 anos de atividade", explica o parlamentar.
O deputado rememora também que na década de 1980, acompanhando a saga de muitos outros gaúchos, a Cereal Ouro iniciou as operações no Cerrado brasileiro, no município goiano de Rio Verde, com a produção de sementes e grãos. "O desafio era imenso, pois o local ainda estava sendo desbravado e por isso o agropecuarista, por mais de um ano, ficou na estrada, trabalhando nos dois lugares", conta.
Segundo KGL, ao longo dos anos, produzir grãos com excelência e abundância e sementes de altíssima qualidade, se tornava uma realidade "cada vez mais consistente e reconhecida" com Nilto à frente da Cereal Ouro.
"Nilto é um dos principais fundadores e primeiro presidente do Gapes, um grupo formado por produtores e técnicos que se uniram para promover pesquisas e testes na agricultura, bem como posteriormente realizar compras de insumos em conjunto", anota o parlamentar.
A ideia é vista pelo deputado como "genial" por estar além das fronteiras de Goiás, sendo algo atualmente reconhecido como vanguardista na área técnica e de produtividade em todo o Brasil.