Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria que leva cidadania digital às escolas da rede pública de ensino tem aval do Plenário

13 de Abril de 2022 às 12:52

De autoria do deputado Wagner Neto (PRTB), foi aprovado nesta quarta-feira, 13, um projeto de lei para instituir em Goiás o "Programa Cidadania Digital" na rede estadual de ensino. Protocolada como processo nº 2000/20, a proposta visa incentivar as boas práticas sociais entre os jovens também no uso da tecnologia e da internet.

“A internet é um dos avanços mais significativos da modernidade, pois abre portas para inúmeras oportunidades, inclusive, para o compartilhamento de informações, produção de conteúdo e construção de conhecimento, a comunicação, o lazer e o entretenimento”, explica o deputado em sua justificativa.

Wagner Neto lembra que, no passado recente, ficava-se horas em uma biblioteca para fazer uma pesquisa simples, mas agora, com alguns cliques e em alguns segundos, tudo está ao alcance. Comenta ainda que os educadores têm hoje incontáveis fontes de consulta e aprendizagem para aprimorar a forma e o conteúdo de suas aulas. Da mesma forma, os alunos têm acesso a um mundo de conhecimento na palma da mão, o que fornece grande potencial para o uso da tecnologia no contexto escolar.

Por isso, ele defende a necessidade das postagens na internet serem filtradas pelos conceitos de ética e cidadania. “Pensar antes de postar e analisar o que se posta é fundamental. A cidadania digital é um termo amplo que muitas vezes incorpora o conceito de alfabetização digital. Cidadania digital é definida como as normas de comportamento apropriado e os usuários podem participar de uma sociedade digital em níveis aceitáveis se escolherem”, explica.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.