Mudança da Capital para Goiás

Crédito: Léo Rodrigues
Mudança da Capital para Goiás
Transferência da Capital goiana para a cidade de Goiás
Deputados participam nesta segunda-feira, 25, da transferência da Capital para cidade de Goiás, representando o Poder Legislativo. À noite, alguns parlamentares receberam a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.

Anualmente, na data em que a cidade de Goiás celebra seu aniversário, ela retorna às raízes para ser, mais uma vez, Capital do estado de Goiás. Após dois anos suspensa devido à pandemia de covid-19, a tradicional solenidade foi retomada nesta segunda-feira, 25, para comemorar os 295 anos do município. O evento, realizado em frente ao Palácio Condes dos Arcos, no Centro da cidade, foi marcado pela instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Discursando em nome da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Amauri Ribeiro (União Brasil) lembrou dos antepassados. “Eu costumo dizer, que o homem não é nada na vida se ele não tiver história, e a cidade de Goiás faz parte da história do nosso estado. São 295 anos de história. É uma força, essa parede, esse chão, esse calçamento trazem uma história de muito suor de construção do nosso estado. Essa é uma forma de demonstrar respeito e gratidão ao povo da cidade de Goiás”, enfatizou o parlamentar.

Ao iniciar a cerimônia, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) passou em revista a tropa da Guarda de Honra, formada por integrantes da Polícia Militar do Estado de Goiás. Na sequência, aconteceu um desfile militar e foi assinado o documento que oficialmente transferiu a capital do estado.

Discursos

Primeiro a discursar, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato (PT), lembrou da história do município. “Estamos aqui hoje para aplaudir essa cidade, feita por tanta gente, indígenas, negros, brancos, homens e mulheres, a antiga Arraial de Santana, que, após se fez Vila Boa, e mais tarde Goiás viu a capital ser levada para Goiânia”, afirmou Liberato.

Em seguida falou o desembargador do Tribunal de Justiça, Carlos Alberto França, que lembrou da contribuição do TJ junto ao estado. “Hoje, quando Goiás completa 295 anos, estar aqui junto com essa população é uma satisfação. O Poder Judiciário nunca faltou ao estado de Goiás, e vai continuar prestando esse serviço de primeira grandeza e de importância ímpar para que a população goiana tenha justiça”, comentou França.

Durante o seu discurso, o governador Ronaldo Caiado agradeceu a presença do Parlamento goiano e falou do desenvolvimento do estado. “Democracia se faz quando o cidadão respira cidadania, quando o cidadão tem independência moral e intelectual para poder decidir os rumos do seu município e do seu estado”.

Instalação dos Poderes

O primeiro Poder instalado foi o Ministério Público do Estado de Goiás.  O procurador Geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, enfatizou os desafios do órgão. “Nós somos, muitas vezes, incompreendidos na nossa missão. A Constituição nos colocou um enorme desafio, que ainda estamos até um certo ponto aprendendo a lidar com essas dificuldades, diante de um cenário de um país com tantas desigualdades”.

A Defensoria Pública Geral do Estado de Goiás foi a segunda a ser instalada. O defensor público geral, Domilson Rabelo, considera, para além de um dia simbólico, uma data representativa. “A defensoria atende potencialmente quase dois milhões de goianos com esse diálogo sincero, verdadeiro, de quem planta e acredita na semente que planta, nós estamos expandindo cada vez mais os atendimentos”.

Após assinar o termo de instalação, o deputado Amauri parabenizou o trabalho humano da instituição. “A Defensoria Pública dá a quem não tem condições, representatividade junto aos Poderes, então parabéns por essa nova roupagem”.

Comenda Ordem do Mérito Anhanguera

A mais alta condecoração conferida pelo Executivo, a Ordem do Mérito Anhanguera, foi entregue na noite desta segunda-feira, 25, para 260 homenageados. Entre os agraciados estavam os deputados Rubens Marques (União Brasil) e Julio Pina (PRTB).

“Estou muito contente por ser lembrado pelo nosso governador de receber essa homenagem, que tem um significado muito grande para a gente, que trabalha e dedica nossas vidas públicas em servir o nosso estado e a nossa gente”, agradeceu Pina.

Rubens Marques agradeceu a parceria com o Poder Executivo e disse se sentir lisonjeado com a homenagem. “É um orgulho enorme estar aqui hoje participando e recebendo essa comenda”.

Na solenidade de homenagens realizadas à noite, marcaram presenças os deputados estaduais Amauri Ribeiro (União Brasil), Julio Pina (PRTB), Bruno Peixoto (União Brasil), Rubens Marques (União Brasil), Virmondes Cruvinel (União Brasil), Lêda Borges (PSDB), Wagner Neto (PRTB), Cairo Salim (PSD), Rafael Gouveia (Republicanos) e Amilton Filho (MDB).

Agência Assembleia de Notícias