Ícone alego digital Ícone alego digital

Edição do programa "Eleições Para Todos", que vai ao ar, nesta quinta-feira, aborda a importância da pauta ambiental

11 de Agosto de 2022 às 15:40
Crédito: Hellenn Reis
Edição do programa "Eleições Para Todos", que vai ao ar, nesta quinta-feira, aborda a importância da pauta ambiental
Programa Eleições para Todos entrevista professor Emiliano Lobo de Godoi

Na edição desta quinta-feira, 11, do programa "Eleições Para Todos”, será discutida a importância da pauta ambiental para o pleito de 2022. O programa vai ao ar a partir das 21 horas pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube, onde fica disponível.

Para falar sobre o tema, a apresentadora e jornalista Monalisa Carneiro entrevista Emiliano Lôbo de Godoi,  professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG). O docente é doutor em Agronomia pela UFG e tem pós-doutorado em Licenciamento Ambiental pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. 

"A pauta ambiental é fundamental, não apenas nessa eleição, mas em todas, em quaisquer âmbitos. Isso porque ela é transversal, ou seja, impacta todas as demais e não pode ser vista de forma isolada", explica Godoi, logo no início do programa. Segundo ele, toda a sociedade deve se engajar na busca de práticas mais sustentáveis e na implantação de uma economia verde. 

Mas o professor ressalta a necessidade de atenção especial no ramo do agronegócio, o qual deve estabelecer uma relação mais cuidadosa com o meio ambiente. "O agro que não cuida da natureza está fadado ao fracasso porque os recursos naturais não são inesgotáveis. Se você para de cuidar da água, do solo, da biodiversidade no geral, mais cedo ou mais tarde, haverá consequências", atesta. Godoi exemplifica ao comentar, também, práticas da agroecologia.

Ainda durante a conversa, discute-se o papel do Legislativo no desenvolvimento da pauta ambiental no País, o que ressalta a importância de candidatos fazerem essa abordagem no período eleitoral. "Toda demanda ganha relevância quando vira lei, então, é imprescindível que os legisladores amparem o meio ambiente dessa forma. São eles os responsáveis por tornar a mera intenção em políticas públicas efetivas". 

Por fim, Emiliano Lôbo de Godoi ainda dá dicas aos telespectadores de como eles podem adotar práticas mais ambientalmente responsáveis no dia a dia, como, por exemplo, evitando desperdício de comida e fazendo compras de maneira consciente. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.