Proposta de Virmondes Cruvinel, Alego homenageia a Eseffego nesta 4ª-feira, 26
Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoverá nesta quarta-feira, 26, sessão solene extraordinária para entrega de Certificado de Mérito Legislativo em comemoração aos 60 anos da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego). A solenidade terá lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, a partir das 20 horas.
A criação da escola foi parte do plano de metas durante a gestão do governador Mauro Borges (1961-1964), que tinha a prática desportiva como modificador social. A escola poderia, também, contribuir para a formação profissional na área, num momento de efervescência econômica no estado. Além disso, proporcionaria um espaço de lazer e recreação para crianças e adolescentes, evitando a reincidência da delinquência juvenil.
Em 22 de outubro de 1962, pela Lei nº 4.193, foi criada oficialmente a Escola de Educação Física do Estado de Goiás, destinada à formação de professores. Quase um ano depois, a Lei nº 4.640 de 8 de outubro de 1963 criou a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (Esefego), uma entidade autárquica jurisdicionada à Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Futuramente, em 27 de fevereiro de 1996, através do decreto federal nº 64.139, a Esefego foi reconhecida como Escola Superior.
A introdução do curso de fisioterapia na escola aconteceu em 1994, mas foi reconhecido pelo o Conselho Estadual de Educação somente em abril de 2000, através do decreto estadual nº 5.219. Passando a ser reconhecida como Eseffego. Pouco antes, em 1999, tinha passado a integrar a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e até hoje desempenha seu papel social, ofertando conhecimento em educação física e fisioterapia.