Alego receberá visita de alunos do projeto "Parlamento Jovem" da Câmara de Amaralina
O Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), recebe na manhã da próxima quarta-feira, 26, a visita de alunos do projeto "Parlamento Jovem", da Câmara Municipal de Amaralina. Juntamente com alguns vereadores daquele município, os estudantes vão participar do projeto "Escola no Legislativo", no período das 9 horas às 12 horas.
O encontro marca a 13ª edição de 2022 do projeto “Escola no Legislativo”, que traz estudantes de toda a rede de ensino de Goiás para conhecer melhor o Poder Legislativo estadual.
Os alunos do projeto "Parlamento Jovem", da câmara de vereadores de Amaralina, além de conhecerem o funcionamento do Parlamento goiano vão assistir a duas palestras. A primeira será ministrada pelo coordenador da seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, professor Maurício Barbosa Paranaguá e acontecerá no auditório 1 da Casa de Leis. Ele discorrerá sobre o tema: “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”, oportunidade em que sempre ressalta a atuação do Parlamento estadual ao longo dos anos. Os convidados poderão entender, também, a divisão e funcionamento dos Poderes, em Executivo, Legislativo e Judiciário, e as esferas de Poderes nos níveis nacional, estadual e municipal.
Após esse primeiro momento, os estudantes farão um tour pelo Palácio Maguito Vilela, sob a orientação da professora Carolina Soares Souza, historiadora, que discorrerá sobre o tema: “As antigas e atual sede do Legislativo goiano”. Com experiência das edições anteriores, Carolina destaca que com certeza os estudantes se empolgarão com a moderna construção, principalmente com o plenário Iris Rezende, onde os parlamentares apresentam matérias e deliberam os projetos de lei.
Projeto “Escola no Legislativo”
O projeto “Escola no Legislativo” atende toda a rede de ensino de Goiás, tanto pública quanto privada. As visitas à sede da Alego podem ser agendadas diretamente pelas escolas ou por indicação de parlamentares da Casa. A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, por meio da comunidade estudantil, do Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo.