Ícone alego digital Ícone alego digital

Abertura do projeto Virada Ambiental ocorreu na manhã desta terça-feira, 22

22 de Novembro de 2022 às 11:00

Na manhã desta terça-feira, 22, foi realizada a abertura da 4ª edição do projeto Virada Ambiental, na estrada São Domingos, próximo à Estação Elevatória de Água Bruta do Sistema Meia Ponte da Saneago, em Goiânia. Na oportunidade, houve o plantio de espécies vegetais, especialmente nativas, nos arredores do local. O objetivo é resgatar a biodiversidade e a recuperação dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas.

Pensado, inicialmente, para neutralizar as emissões de carbono no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG), o programa Virada Ambiental se expandiu por meio da Lei Estadual nº 20.552, de 11 de setembro de 2019, de autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado Lucas Calil (MDB). A legislação ficou conhecida como o Dia Estadual da Consciência Ambiental.

Nessa terça-feira toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras e instituições parceiras, foi convidada a plantar mudas de espécies nativas em localidades diversas, com roteiros distintos. Durante o dia, ainda, acontecem passeios ciclísticos; concursos de redação e fotografias, de forma simultânea em todos os municípios. A ideia é que os cidadãos possam exercer uma prática efetiva e sustentável de proteção ao meio ambiente em que vivem.

O presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, destacou a importância da comemoração do Dia Estadual da Consciência Ambiental. “A questão ecológica deve estar presente em todos os nossos atos do cotidiano, mas nessa data podemos nos reunir e discutir ações de relevância para a sociedade”, disse. Ricardo também ressaltou as atividades que foram realizadas durante o evento. “Plantamos árvores no manancial do Rio Meia Ponte, que é de grande importância para Goiânia e região Metropolitana, e aproveitamos para dar uma ordem de serviço para um plantio de muitas árvores e recuperação de várias áreas no mesmo rio. Hoje é dia de colocarmos a ‘mão na terra’ e colocar em prática a nossa consciência ambiental”, concluiu.

Projeto Virada Ambiental

O projeto Virada Ambiental busca conscientizar a todos sobre a degradação dos biomas, que traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação tem o poder de capturar o carbono da atmosfera, principal responsável pelo efeito estufa, e, além disso, regula o fluxo de água, os níveis dos lençóis freáticos, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a conservação da diversidade biológica.

Além dos Executivos municipais, o programa também acolhe outras instituições ou pessoas que desejem contribuir. A edição deste ano recebeu inscrições de 174 municípios goianos, cinco órgãos públicos, sete empresas, sete entidades da sociedade civil organizada, além de 38 pessoas físicas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.