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Cinco projetos tiveram aprovação definitiva nas convocações extras

04 de Fevereiro de 2023 às 11:50
Crédito: Carlos Costa
Cinco projetos tiveram aprovação definitiva nas convocações extras
Sessão extraordinária híbrida
Em sessão extraordinária realizada no sábado, 4, o Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, em fase definitiva, 5 projetos, sendo um do Executivo, entre eles o da reforma administrativa do Governo, um do TCM-GO e 3 da Mesa Diretora da Casa de Leis. As sessões extras foram realizadas durante três dias na semana passada. As sessões ordinárias híbridas da Assembleia Legislativa retornam no dia 15 de fevereiro, com a sessão inaugural dos trabalhos ordinários da 20ª Legislatura, às 15h, no plenário Iris Rezende.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) encerrou, na manhã de sábado, 4, o período de convocações extraordinárias deste mês. Durante a sessão, foram aprovados, todos em última fase de votação, cinco projetos de lei, sendo um do Executivo, um do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e três da Mesa Diretora. 

O destaque fica por conta do projeto nº 0054/23, assinado pela Governadoria, que trata da reforma administrativa do Executivo. A proposta objetiva proporcionar maior eficiência na prestação dos serviços públicos e garantir a realização de investimentos em áreas essenciais e prioritárias previstas no projeto.

 “Para implementar e efetivar as diretrizes, as ações e as metas do plano de Governo que orientará a gestão estadual de 2023 a 2026, é necessário fortalecer o atual arranjo institucional da administração com a adequação às prioridades agora estabelecidas e aos resultados buscados, sempre com o compromisso de zelar pelo bem público”, explica o projeto.  

O texto prevê a modificação nominal de algumas secretarias que compõem o quadro do Estado. Além disso, sugere criar a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINFRA). A pasta será responsável pelo desenvolvimento econômico e social do Estado. Caberá a ela, inclusive, realizar o controle e fiscalização dos jurisdicionados.

Outra novidade é a criação da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF) para atender as demandas da região do Entorno. A matéria visa a cooperação interfederativa entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e da União, com objetivo de buscar soluções definitivas a problemas históricos que afetam a região, como transporte coletivo, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, dentre outros, são essenciais para o desenvolvimento social.

Foram registrados os votos contrários dos deputados Delegado Eduardo Prado (PL), Fred Rodrigues (DC) e Major Araújo (PL). Agora, a matéria está apta a seguir para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Encaminhado pelo TCM-GO, o projeto nº 0051/23 também segue, agora, para possível sanção do governador. A propositura introduz alterações na Lei n° 13.251/1998 e na Lei n° 17.501/2011. O objetivo é promover modificações na estrutura organizacional daquela Corte, a fim de racionalizar e desenvolver as unidades administrativas do órgão, tornando-as mais eficientes. A medida é justificada em face da projeção de aumento da demanda nas atividades de fiscalização, bem como de planejamento de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento municipal. 

Já a Mesa Diretora da Alego assinou as outras três matérias aprovadas definitivamente na manhã deste sábado. Todas elas estão aptas a serem promulgadas pela Mesa. 

O projeto nº 0064/23, aprovado com 34 votos registrados no painel, trata de alterar a Resolução n° 1.007/1999, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa e institui o Plano de Classificação de Cargos da Secretaria da Alego. O objetivo da matéria é promover uma reestruturação que melhor operacionalize os trabalhos de direção da nova Mesa Diretora da Assembleia, a fim de atender as demandas atuais, sobretudo em face da mudança para a nova sede, no Park Lozandes. 

Em resumo, as alterações se destinam à criação de Diretorias, Secretarias e Assessorias, com vistas à descentralização dos serviços antes concentrados em órgãos que foram concebidos para uma sede bem menor e que atualmente não comportam as demandas atuais da Assembleia, principalmente pela complexidade dos desafios a serem enfrentados na nova Legislatura, exigindo-se a divisão das atribuições para propiciar uma melhor eficiência em sua execução. 

Já a proposta nº 0065/23, que recebeu 33 votos sim, propõe alterações no Regimento Interno da Alego (Resolução nº 1.218/2007). As mudanças visam uma série de novidades na Casa, entre elas, a criação de duas novas comissões permanentes: Comissão de Cultura, Esporte e Lazer e a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa. Os novos colegiados permitirão uma discussão qualificada dos referidos temas, o que, segundo a matéria, resultará no aperfeiçoamento das correspondentes políticas públicas. 

Além disso, o projeto prevê que a data da sessão ordinária inaugural da Alego seja adequada ao disposto pela Constituição Estadual, que determina a realização desta reunião no dia 15 de fevereiro. Há, ainda, proposta de que os ocupantes dos cargos de primeiro e segundo vice-presidentes da Mesa Diretora não possam participar como membros das comissões permanentes e que os demais membros da Mesa que participarem das comissões não poderão exercer as funções de presidente e vice.

Sugere-se, também, alterações que deixem claro que compete ao presidente da Casa a direção do policiamento interno da Assembleia e a requisição de militares ao governador para auxiliar neste serviço, além de possibilitar a contratação de serviço de vigilância armada para fazer a segurança externa da sede.

Por fim, com 26 votos sim, o projeto nº 0066/23, que atualiza atribuições típicas da Polícia Legislativa, fecha o pacote de matérias votadas. Na justificativa da matéria está anotado que o objetivo é modernizar a legislação relativa à Polícia Legislativa da Casa, uma vez que já passaram quase 12 anos desde sua primeira edição.

O projeto de lei atualiza várias das atribuições típicas da Polícia Legislativa atuais, tais como segurança patrimonial, policiamento ostensivo e preventivo, controle de acessos, proteção dos parlamentares, entre outras. 

A nova redação prioriza o incremento de estruturas de qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos e de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e procedimentais típicos de "polícia", que instrumentalizem adequadamente seu corpo funcional para, cotidianamente, garantir a execução de suas atribuições e permitir a ampliação das atribuições ora propostas.

Esgotada a pauta, o presidente em exercício, Antônio Gomide (PT), encerrou a sessão, convocando outra, a inaugural dos trabalhos ordinários da 20ª Legislatura, para o dia 15 de fevereiro, às 15 horas. 

Agência Assembleia de Notícias
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