Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Coronel Adailton tem compromisso de continuidade e consolidação de suas pautas parlamentares

22 de Fevereiro de 2023 às 15:30
Deputado Coronel Adailton tem compromisso de continuidade e consolidação de suas pautas parlamentares

Continuidade e consolidação do trabalho realizado no Parlamento estadual, em defesa da proteção à mulher, da educação, do setor de Segurança Pública e à frente da Comissão de Turismo são os principais focos do trabalho do deputado Coronel Adailton (PRTB) no segundo mandato. Durante a 19ª Legislatura, o parlamentar obteve a sanção de 41 proposituras pelo Executivo estadual. 

Dentre as matérias propostas pelo legislador, podem ser destacados o reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano da “chica doida”, iguaria à base de milho verde, por meio da Lei Estadual nº 21.307/22 (originalmente projeto de lei nº 4478/21); da pamonha goiana (prato típico de Goiás),  com a Lei Estadual nº 21.729/22, assim como do alfenim, por meio da Lei Estadual nº 21.753/22.

“Nosso objetivo é continuar trabalhando, atuando no sentido, principalmente, de consolidar o que já foi feito. Muitas coisas foram transformadas. Muitas dessas situações nós já transformamos aqui na Assembleia Legislativa em leis. Já estão previstas hoje legalmente”, contabilizou Coronel Adailton.

Entretanto, o parlamentar ressalta a importância de consolidação das ações junto aos prefeitos, gestores de turismo e de cultura, além de buscar recursos tanto no Governo do Estado quanto no Governo federal. “Esse é o objetivo principal, e é claro, que havendo oportunidade, sendo acionados pelos gestores locais, pela manifestação popular, nós haveremos de apresentar novos projetos, para transformarmos em lei, e em bem cultural, imaterial e gastronômico do povo goiano, as iguarias que são produzidas aqui em Goiás”, se compromete o presidente do colegiado. 

Outra prioridade para o parlamentar tem sido o cuidado e a atenção com pessoas com deficiência. “É muito importante a gente tratar desse assunto, e eu costumo dizer, inclusive em eventos abertos, voltados ao público, que nós que nos dizemos – e eu costumo colocar entre aspas – normais temos que aprender muito com as pessoas com deficiência. Essas pessoas são muito especiais. Elas nos ensinam bastante”, ressalta Coronel Adailton.

O parlamentar prossegue exemplificando que para ter acesso às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, enquanto presidente da Comissão de Turismo, promoveu a realização de oficinas, nas quais foram colocadas pessoas sem problemas de mobilidade, a fim de que elas pudessem experienciar as limitações ao se locomoverem. “A gente observa a dificuldade que é”, atestou o deputado.

Já para que as pessoas pudessem ter noção das dificuldades das pessoas cegas, as voluntárias foram vendadas. “Se ela girar duas voltas, ela já não sabe para onde ir”, concluiu. 

Por fim, o deputado ressalta a necessidade de que aprendamos detalhes sobre as pessoas com deficiência. “Essas pessoas precisam ser melhor cuidadas. O nosso Estado tem se voltado a isso, mas ainda está carente de mais recursos, carente de mais atenção do poder público, do setor privado,  nesse sentido”, reconhece. 

E continua destacando que, em relação à rede hoteleira, existem leis federais que determinam maiores cuidados para com as pessoas com deficiência. “Nós temos prédios públicos que deveriam dar o exemplo, e serem acessíveis, e vários deles não são”, disse. 

Entretanto, Coronel Adailton reconhece que “nesse aspecto a Assembleia Legislativa de Goiás está de parabéns. Foi tudo muito bem preparado para isso, mas vários outros prédios, inclusive por serem mais antigos, não têm essa deferência, essa atuação em favor das pessoas com deficiência”, analisa. 

E ainda salienta a atuação contínua no sentido de incluir, cada vez mais, a pessoa com deficiência no turismo, na educação de qualidade e na cultura, o que, no entendimento do deputado, tem como objetivo “que essas pessoas sejam, realmente, reconhecidas como pessoas especiais, que verdadeiramente são”, completa.

Segurança das mulheres

Outra importante pauta que tem a atenção do Coronel Adailton é voltada ao aumento da segurança e combate à violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Em sua atuação parlamentar, conseguiu a sanção das leis nº  20.526/19 e  21.155/21. Ambas versam sobre a divulgação do Disque 180 como instrumento para denunciar violência contra a mulher. 

O parlamentar avalia a importância de ações no sentido de garantir o cuidado com a segurança das mulheres. “O ser humano, como um todo, precisa contar com a proteção, com a segurança que é necessário e que é uma obrigação do poder público”, afirmou. 

E, prosseguiu ao ressaltar que, “enquanto deputado estadual, representante da população de Goiás, e também como representante da Segurança Pública, eu vejo a necessidade de alertar o poder público, seja em qualquer um dos âmbitos, municipal, estadual e federal, no sentido de garantir, cada vez mais, a segurança das pessoas”, frisou. 

Coronel Adailton salientou a necessidade de atenção especial quando nos voltamos aos jovens, às mulheres, e principalmente, aos mais vulneráveis. Por isso, o parlamentar deu enfoque a matérias de sua autoria, transformadas em lei, a exemplo da que trata de afixação de cartazes nos veículos de transporte público, visando a proteção da mulher, contra a violência, e voltada à proteção do adolescente e do jovem, contra a possibilidade de serem agredidos fisicamente e sexualmente. “Esses alertas são muito importantes. Nós temos leis federais nesse sentido. Mas, infelizmente, a aplicação dessas leis ainda está aquém da necessidade”, lamentou.

Ciente da importância da continuidade de ampliar as garantias de segurança, Coronel Adailton afirmou, ainda, que, “nós voltaremos nosso olhar, com muita sensibilidade, para que isso seja consolidado, no nosso estado de Goiás, tanto no setor público, e também, buscando incentivar o setor privado a cuidar dessas situações”, acentuou. 

Educação no trânsito

Uma área também priorizada pela atuação do parlamentar trata da educação, principalmente no que se refere ao trânsito, porque Adailton compreende ser necessário o investimento na preparação das pessoas para aumentar a segurança. “Isso é de extrema importância. Nós sabemos que Goiás, em muitos lugares, especialmente Anápolis, a cidade onde eu moro, a nossa capital, num primeiro momento foi preparada para isso, mas hoje já está saturada e várias cidades não têm essa preparação”, analisou. 

Para o parlamentar, a base de um trânsito melhor começa com a educação. “A gente precisa cuidar da educação para o trânsito. Isso só acontece, de maneira efetiva, quando educamos as crianças e os jovens. Dentro da Secretaria de Educação,  dentro do Conselho Estadual de Educação, nós já apresentamos projetos, e queremos fazer com que eles saiam do papel e virem prática”, garantiu o parlamentar.

Coronel Adailton defende, por exemplo, incluir a disciplina de educação para o trânsito, ainda que seja de maneira transversal no calendário escolar do jovem e da criança goianos.  “Dessa forma, eles terão a plena convicção de aprenderem a necessidade de fluência do trânsito e, nesse sentido, até educarem os próprios pais, porque, na maioria das vezes, quando uma criança sabe o que está acontecendo, ela é preparada para isso, ela é capacitada, e o pai erra, invade um sinal vermelho e a criança está lá dentro, ela avisa na hora, ‘tá vermelho, não pode passar, tem que parar’. Ela alerta os pais”, explicou. 

“Por isso que a educação, em todos os níveis, é de grande relevância. No trânsito, ela não é diferente”, frisou o deputado. 

Adailton entende que a criança bem preparada, ciente do que tem que acontecer no trânsito, e nas ações de trânsito, consegue alertar os pais, e, certamente, será um adulto muito bem educado em todas as áreas, principalmente, no trânsito. 

Rota gastronômica

A atuação do Coronel Adailton, à frente da Comissão de Turismo, também foi fundamental para consolidação da Rota dos Pirineus, que envolve os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás na promoção de vinícolas, parreirais e queijarias da região. “Já temos muitas solicitações para incrementar essa rota dos queijos e vinhos goianos, também para as regiões de Itaberaí e várias outras cidades nossas que já produzem uva e vinho de muita qualidade”, contabiliza. 

Segundo avalia o presidente do colegiado, o reforço nas ações voltadas ao setor é importante. Entretanto, o trabalho que já foi realizado mostra a atuação da Comissão de Turismo e do Poder Legislativo, que fez com que esses produtos realmente aparecessem. “Até pouco tempo, poucas pessoas sabiam que Goiás produz vinho, e o nosso vinho é de extrema qualidade. Está sendo, inclusive, exportado o vinho produzido nesta rota”, sublinha. 

Por outro lado, o deputado também realça a importância de produtos como cachaças e cervejas artesanais, que precisam ganhar mais espaço. “O que a gente precisa fazer, realmente, é incrementar cada vez mais a cachaça e as cervejas artesanais”, afirma. 

A exemplo da cachaça, municípios como Cristalina, Orizona e Silvânia se destacam pela qualidade da produção. “A gente precisa sim, consolidar esse produto que é dos nossos ancestrais, e que traz uma qualidade. Por exemplo, a cachaça Cambeba, de Alexânia, é tipo exportação. Nós temos várias outras premiadas no nosso estado”, salienta. 

Outro produto goiano que merece destaque são as cervejas artesanais. “Já houve oportunidade, em governos passados, de buscar consolidação de um polo de cervejas artesanais na região de Pirenópolis. Isso não vingou, mas algumas das cervejarias estão por lá. Goiânia tem várias cervejarias artesanais de muita qualidade”, enunciou. 

Para o presidente da Comissão de Turismo, é um foco importante chegar nesse segmento também. “Normalmente, quem atua nesses ramos são empresas do setor privado, mas nós estamos aqui prontos para valorizar, envidar muitos esforços para que as parcerias com o setor privado também tenham muito sucesso, porque o sucesso do setor privado também é o sucesso do poder público”, frisa. 

Inclusive, o parlamentar ressalta que em suas viagens, durante eventos voltados para a cultura e turismo, com a participação de prefeitos e gestores públicos municipais voltados para a cultura, voltados para o turismo, tem usado até uma expressão que retrata seu posicionamento quanto ao apoio governamental às atividades. “Se o poder público não conseguir ajudar, pelo menos que ele não atrapalhe. Quando o poder público deixa que o privado atue normalmente, o segmento vai adiante”, arremata Coronel Adailton. 

O parlamentar reafirma que “a gente precisa ajudar a reforçar, cada vez mais, para consolidar esses empreendedores aqui no nosso estado de Goiás. Principalmente nesse ramo: uvas, queijos, vinhos, cachaças e cervejas artesanais. Estamos prontos para ajudar esse setor a crescer cada vez mais”, garante. 

Confira as leis sancionadas

(Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano)

Lei Estadual nº 21.753/22 – Reconhecimento do Doce Alfenim.

Lei Estadual nº 21.278/22 – Reconhecimento do Doce Marmelada de Santa Luzia.

Lei Estadual nº 21.307/22 – Reconhecimento da Chica Doida.

Lei Estadual nº 21.729/22 – Reconhecimento da pamonha (prato típico de Goiás).

Lei Estadual nº 21.327/22 – Reconhecimento da Festa em Honra ao Divino Espírito Santo de Cristalina (GO).

Lei Estadual nº 21.469/22 – Reconhecimento da Manifestação Capina do Largo de Santa Efigênia carregada de religiosidade, cultura e gastronomia e tradição.

(Turismo)

Lei Estadual nº 21.509/22 –  Incentivo ao desenvolvimento do turismo religioso e espiritual.

Lei Estadual nº 21.742/22 –  Inclusão da Pamonhada de Jesúpolis no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. 

Lei Estadual nº 21.547/22 – Fomento e apoio à iniciativa de agricultores e empreendedores familiares, e os demais empreendedores rurais que prestem serviços turísticos de forma acessória à atividade rural. 

Lei Estadual n.º 21.012/21 – Instalação de sinalização indicativa através de placas, totens ou pórticos, de atrações e equipamentos turísticos, bem como de infraestrutura de apoio ao turista, destinada à orientação de seus usuários quanto aos locais de interesse turístico.

Lei Estadual nº 20.965/21 – Institui o Dia Estadual do Turismólogo no Calendário Oficial do Estado de Goiás.

Lei Estadual nº 21.397/22 – Fomenta a qualificação do serviço prestado por empresas do ramo turístico e proporcionar aos turistas a prestação de atendimentos de qualidade.

Lei Estadual nº 21.095/21 – Inclui projetos que visem à acessibilidade urbana, à adequação de atividades turísticas e à sensibilização e disseminação de orientações acerca da acessibilidade nos mais diversos setores ligados direta e indiretamente à atividade turística.

Lei Estadual nº 21.542/22 –  incentivar o cicloturismo, através da implantação pelo Estado, em parceria com os municípios, de circuitos e rotas ciclo turísticas, para promover o incentivo ao uso da bicicleta, meio de transporte limpo, e ao turismo ecológico.

(Inclusão)

Lei Estadual nº 21.491/22 – Obriga estabelecimentos comerciais que forneçam serviços de autoatendimento aos consumidores em Goiás a eliminarem as barreiras tecnológicas que dificultem ou impeçam o amplo e efetivo acesso da pessoa com deficiência visual ou auditiva.

(Economia criativa)

Lei Estadual nº 21.673/22 –  Institui a Política de Incentivo à Economia Criativa no Estado de Goiás, que visa estimular a produção, distribuição, circulação e consumo de bens e serviços voltados a atividades produtivas culturais, intelectuais, sociais e artísticas.

(Mulher)

Lei Estadual nº 20.526/19 – Divulgação do Disque 180 – Denúncia Nacional de Violência contra a Mulher, nos condomínios fechados e prédios.

Lei Estadual nº 21.155/21 – Divulgação do Disque 180 – Denúncia Nacional de Violência contra a Mulher, na adoção de medidas de prevenção e de combate ao abuso sexual nos meios de transporte coletivo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.