Reconhecimento de patrimônio cultural para igreja em Planaltina é publicado no Diário Oficial
De autoria do ex-deputado Chico KGL (UB), recebeu sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.791 (originalmente projeto de lei n° 915/22). A lei declara a Igreja Santa Catarina de Alexandria como patrimônio cultural goiano, reconhecendo a importância da construção erguida no alto da serra da Lagoa Formosa, situada no município de Planaltina de Goiás.
A Capela de Santa Catarina é originalmente uma capela dedicada à Catarina de Alexandria, situada na cidade de Goa Velha, na Índia. Em 1963, uma capela, considerada cópia perfeita da igreja de Santa Catarina de Alexandria, foi também construída no alto da serra da Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás.
A Capela em Goiás foi construída por portugueses expulsos de Goa, na Índia. Eles pretendiam fundar ao redor da praça paroquial uma cidade para cinco mil habitantes, em Planaltina de Goiás, mas desistiram e voltaram para a Europa. A vila, planejada, seria uma réplica em miniatura da cidade que fica do outro lado do oceano. No entanto, só a pequena capela saiu do papel. Os planos de fundar, no coração do Brasil, o povoado de Nova Goa foram abandonados pelos portugueses. E a igreja, construída, foi abandonada no alto de um morro às margens da Lagoa Formosa. Hoje o local é procurado por visitantes para fazer suas rezas ou também para ensaios fotográficos. Ela foi reformada pela Igreja Católica e está sob os cuidados da mesma.