Recebe sanção matéria que valoriza bibliotecas na rede pública de ensino
Recebeu a sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.741, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), que objetiva instituir a Política Estadual da Universalização das Bibliotecas nos estabelecimentos de ensino público.
A nova lei visa implementar uma política de acervo para as bibliotecas escolares que contemple ações de ampliação, guarda, preservação e funcionamento. A matéria, também, incentiva a implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do estado, promove a acessibilidade das pessoas com deficiência aos acervos de livros, estimula a criação de ambientes adequados para a prática da leitura e, por fim, a criação, execução de projetos voltados para o incentivo à plena utilização dos espaços das bibliotecas.
Na justificativa da então propositura de nº 7695/19, Peixoto destacou que, em 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apontou que mais de 84 mil estudantes que prestaram o exame zeraram a prova de redação, número que cresceu em 2017, com uma pequena melhora em 2018. Visto isso, o parlamentar acredita que a biblioteca fortalece o projeto pedagógico da escola. “A importância social da biblioteca pública está justamente em conseguir pensar as necessidades da comunidade na qual ela está inserida, sendo necessárias políticas públicas voltadas a pensar projetos para melhor atender a população”, concluiu Bruno.