Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Turismo

16 de Fevereiro de 2023 às 11:40
Crédito: Maykon Cardoso
Comissão de Turismo
Comissão de Turismo faz apresentação do plano de ação da comissão para o ano de 2023
O presidente da Comissão de Turismo, deputado Coronel Adailton, apresentou o plano de ação para 2023 aos representantes de municípios e entidades ligadas ao turismo. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 16.

Na manhã desta quinta, 16, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, comandada pelo deputado Coronel Adailton (PRTB), apresentou o plano de ação para 2023 e a nova composição do colegiado que preside, durante um café da manhã com o tema: “Turismo e Mesa Patrimonial”. O evento aconteceu no salão Nobre do Palácio Maguito Vilela. 

Um grande número de autoridades participaram deste evento, dentre elas, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB); os deputados estaduais Alessandro Moreira (Progressistas) e Cristiano Galindo (SD); as deputadas Bia de Lima (PT) e Rosângela Rezende (Agir); prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Moreira; o prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouveia; o prefeito de Quirinópolis, Lourenção; e ainda o prefeito de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu. Também estiveram presentes as vice-prefeitas de Goiás, Zilda Lôbo e de Quirinópolis, Maria da Costa. 

Do meio empresarial compareceram o gerente de qualificação Fernando Magalhães, representando o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Ricardo Rodrigues; a gestora estadual de Turismo do Sebrae-GO, Priscila Vilarinho; e o presidente do Comitê Pró Desenvolvimento Turístico e Cultural de Niquelândia, Ana Mathilde. 

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, parabenizou o deputado Coronel Adailton pelo trabalho realizado durante a última Legislatura, quando também esteve à frente da Comissão de Turismo. Peixoto destacou que afora a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Tributação e Finanças, a Comissão de Turismo, presidida por Adailton, foi a que mais produziu na Casa, podendo contribuir muito com o crescimento do estado nesse setor.

“Sabemos que no mundo o que gera emprego é o turismo, e precisamos valorizar esse setor para desenvolver todo o potencial das cidades turísticas de Goiás. Para colaborar com isto, quero anunciar que vamos produzir e estrear, no próximo dia 15 de março, um programa na TV Alego para mostrar as belezas do estado de Goiás”, revelou o novo presidente da Alego.

O presidente da Comissão de Turismo agradeceu a presença de todos e afirmou que precisa de uma parceria com a imprensa para divulgar os vários produtos goianos que foram transformados em patrimônio cultural e imaterial de Goiás. Também quero divulgar que, “no último ano, o turismo em Goiás teve um crescimento de 17%, isso mostra a força de Goiás e a força do turismo goiano”, ressaltou o deputado Coronel Adailton. 

Patrimônio cultural e imaterial de Goiás 

Para o evento realizado no salão Nobre foi montada uma grande mesa com várias delícias da culinária goiana que reconhecidamente se tornaram Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, a partir de proposituras dos parlamentares da Casa, sendo elas: o doce alfenim, os biscoitos Josefina da capina do largo de Santa Efigênia, o pastelinho de Goiás, o pit dog, a marmelada de Santa Luzia, o empadão goiano, a pamonha, a chica doida, a cabacinha de Santa Rita.

Durante o evento, o tambor ressoou com a chegada dos representantes dos festejos das congadas de Santa Efigênia, do município de Niquelândia, que manifestaram suas tradições ao lado dos farricocos da cidade de Goiás, e ainda, do representante da Festa do Divino Espírito Santo de Cristalina, sendo esta última a ser realizada entre os dias 19 e 28 de maio desse ano. Todas estas figuras que fortalecem a cultura goiana. 

Turismo vem se consolidando

Coronel Adailton tem um extenso rol de atuação nesses últimos quatro anos à frente do colegiado, de forma descentralizada, ao levar apoio a municípios ainda não consolidados turisticamente, a fim de impulsionar a economia com base no turismo em Goiás.

Para o parlamentar, tornar lei, os saberes e fazeres tradicionais como Patrimônio Cultural e Imaterial, é importante porque torna possível o acesso a ganhos, como a disseminação da história como forma de perpetuação do ofício para gerações futuras. “Os benefícios são amplos e quando se apropria deles, muito se pode construir, pois se tornam produtos competitivos, mostram identidade e favorecem a construção de rotas turísticas, despertando nas pessoas o interesse em visitar”, explica Adailton.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.