Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado José Machado propõe mudanças na lei para impedir uso turístico do Parque Estadual do João Leite

24 de Fevereiro de 2023 às 12:17
Crédito: Sérgio Rocha
Deputado José Machado propõe mudanças na lei para impedir uso turístico do Parque Estadual do João Leite
Dep. José Machado

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o processo legislativo nº 79/23, de autoria do deputado José Machado (PSDB), que trata de alterar a Lei nº 18.462, de 9 de maio de 2014, a qual cria o Parque Estadual do João Leite, no sentido de dar novas diretrizes em relação ao uso do Parque. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).  

A ideia é impedir que o local, criado para abastecimento público de algumas cidades da região metropolitana de Goiânia, se torne destino de visitação e lazer, por meio da transformação de unidades de conservação. Para tanto, a proposta é que seu uso seja destinado “exclusivamente, a preservar a qualidade das águas do reservatório de captação de águas para abastecimento público de Goiânia e região Metropolitana, a flora e fauna, as belezas cênicas, bem como controlar a ocupação do solo na região, podendo conciliar a proteção da fauna, flora e das belezas naturais com a utilização para fins científicos, bem como para o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental". 

Ao justificar sua iniciativa, José Machado expõe que é inquestionável o prejuízo que o uso desmedido do local causa ao meio ambiente. “Nesse sentido, o Jornal O Popular veiculou entendimento de especialistas, a exemplo de Everaldo Pastore, na esteira de que o uso público do parque deve ser contido, vez que foram criados para proteger a vegetação”, defende o deputado. 

Ele alerta, ainda, na sua matéria, que servidores da Saneago e técnicos sanitaristas já pontuaram que a preservação do Parque está sendo colocada em segundo plano, pois não existe a garantia de prioridade para o abastecimento público, à medida que esse é colocado no mesmo nível do turismo. “O direito ao meio ambiente equilibrado é garantia constitucional e, com a liberação da barragem do João Leite, está sendo vulnerada”, finaliza. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.