Ícone alego digital Ícone alego digital

Reeducação para autores de violência doméstica é alvo de veto

10 de Março de 2023 às 14:32

Está na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei de iniciativa do ex-deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), que disponibiliza grupos reflexivos aos autores de violência doméstica para a reabilitação e a reeducação. A obstrução do governador Ronaldo Caiado à matéria tramita na Casa com o nº 10988/22, e será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelo Plenário em votação única e secreta. 

Consultada sobre a constitucionalidade e a legalidade da proposta, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) indicou sua inconstitucionalidade e sua injuridicidade. Por isso, sugeriu o veto total ao autógrafo, Apontando vício formal de iniciativa porque a matéria viola a reserva de iniciativa do chefe do Poder Executivo para o processo legislativo que trate das atribuições de órgãos públicos, como dispõe o artigo 84, da Constituição Federal e o artigo 20, da Constituição Estadual. “

Também foi mencionada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no mesmo sentido. “O autógrafo, ao buscar fixar a disponibilização de grupos reflexivos em determinados municípios, reveste-se de caráter cogente, com contornos impositivos. Isso é agravado pela atribuição de ônus administrativo e financeiro ao Poder Executivo devido à obrigação de destacar pessoal, equipamentos, tempo e energia na organização e no monitoramento dos grupos reflexivos. Embora exista potencial de criação de despesa adicional, o processo legislativo não foi instruído com o demonstrativo de impacto orçamentário-financeiro, conforme exige o artigo 113, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal”, reforça. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.