Ícone alego digital Ícone alego digital

Ação Parlamentar, da TV Alego, destaca o trabalho de Lineu Olimpio

28 de Fevereiro de 2023 às 17:50
Crédito: Divulgação
Ação Parlamentar, da TV Alego, destaca o trabalho de Lineu Olimpio
Deputado Lineu Olimpio concede entrevista à TV Alego

Programa exibido pela emissora do Parlamento goiano busca divulgar as atividades desenvolvidas pelos 41 deputados estaduais. Para a próxima edição o convidado é o ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olimpio (MDB), que exerce o primeiro mandato como deputado estadual. Toda a programação da emissora é exibida no canal 3.2 da TV aberta, também no portal da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) https://portal.al.go.leg.br/ e no canal TV Alego no YouTube.

A primeira questão levantada pela jornalista Monalisa Carneiro, uma das apresentadoras da TV Alego, foi sobre a participação do deputado em duas frentes parlamentares.

Sobre a Frente Parlamentar de Minas e Energia, Olimpio esclareceu que o viés do colegiado é de estudo do potencial energético do estado, que é muito relevante. Segundo o deputado, a meta é promover debates sobre a exploração do setor e relacionar esse potencial às atividades do Governo federal, para que o setor dê um salto no estado.

“O que nós precisamos é, dentro do marco regulatório, conseguir avançar nos processos de implantação, respeitando a questão do meio ambiente. São dois temas que não têm como andar separados. Então é nessa linha que nós queremos debater, criar soluções, propor projetos, de modo que nós possamos chegar e avançar rápido dentro de um assunto, de um fator econômico tão importante para o nosso estado e para o nosso País”, observou.

Sobre a atuação na Frente Parlamentar Municipalista, Lineu Olimpio disse que, como secretário e prefeito da cidade de Jaraguá, por dois mandatos, pode conhecer bem as demandas e necessidades dos municípios brasileiros. Além disso, segundo o deputado, quando integrou entidades representativas dos municípios, participou de debates que levaram ao Governo federal informações que possibilitaram destravar o desenvolvimento de pequenas cidades, a exemplo da destinação de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para o deputado, a Frente Municipalista na Alego propõe reunir, além dos gestores atuais, ex-prefeitos e ex-vereadores, numa aliança ampla para debater e propor soluções para os municípios. “Eu acredito que essa frente vai dar uma luz muito grande para podermos trabalhar e fortalecer o municipalismo em Goiás”, afirmou.

Outro aspecto que a frente deve atuar é com relação à compreensão sobre a vocação de cada município. Ele acredita que antes de levar investimentos, é preciso entender o potencial de cada região, para que se tenha uma política direcionada, que permita o crescimento dos municípios, com uma melhor distribuição de renda para a população.

Sobre o exercício da liderança do MDB, que divide com o União Brasil, o título de maior bancada na Alego, ele afirmou que recebeu a eleição com muito orgulho e responsabilidade. Para o deputado, a convivência parlamentar é o que dá à liderança a sustentação para que se possa votar o que for melhor para o estado de Goiás, unindo forças para dar agilidade na tramitação dos projetos. “Para mim, é muito gratificante, para não dizer que é uma responsabilidade gostosa, porque tantos deputados de segundo e terceiro mandato que estão ocupando uma cadeira e me dar essa oportunidade de fazer parte dessa liderança”, arrematou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.