Bia de Lima aborda situação dos professores da rede estadual
Ao subir à tribuna para discutir o projeto que concede título de cidadania à Raul Canal, a deputada Bia de Lima (PT) anunciou voto favorável à propositura.
Em seguida, ela falou sobre sua preocupação com as negociações acerca do piso salarial dos professores da rede estadual, que, segundo ela, até agora não evoluíram.
Segundo Lima, hoje, em evento com a secretária de Estado da Educação, que teve a presença de boa parte dos deputados, cobrou sobre o assunto.
A parlamentar lembrou que no início dessa semana alertou para a medida que ela julga ruim, de bloqueio de salários em função da modulação. Para ela, a secretaria tem outros mecanismos para exigir a modulação.
De acordo com Bia de Lima, ela já esteve cobrando de diversos secretários do Governo, a aplicação do percentual do piso anunciado pelo Ministério da Educação, de 14, 9%, que deveria ser desde janeiro e isso não evoluiu. “Eu continuo trabalhando na linha do convencimento, do diálogo, que é necessário a gente respeitar a Lei nº 11.738”.
Bia de Lima disse que com relação à modulação, também tentou uma solução negociada, alertando, inclusive, na tribuna da Casa, mas como não teve êxito, a saída foi entrar com um Mandado de Segurança, respondido hoje, com uma liminar favorável.
A parlamentar pediu a liberação imediata dos salários dos professores, que segundo ela, é um dos mais baixos pagos pela Federação. Ela lembrou que um dos pontos do plano de Governo de Ronaldo Caiado, era colocar os professores de Goiás entre os três melhores salários do País, o que ela espera que o governador cumpra.
Lima ainda comparou o salário dos professores com os de outras categorias, concluindo que o Magistério ganha bem menos do que várias classes de servidores do Estado.